Por dentro da tecnologia Vídeo Wall

É muito comum a gente observar grandes telas de exibições de conteúdos quando estamos em espaços públicos. Quem nunca parou diante de um anúncio publicitário exposto em uma tela de loja? Ou mesmo foi pego pelo cartaz de um filme naquelas telas da parte externa de um cinema? A tecnologia Vídeo Wall que está por trás dessa forma de exibição é exatamente o tema desse texto aqui no blog.

Também conhecido como Display Wall, a tecnologia Vídeo Wall é a responsável por permitir que uma rede de monitores digitais seja gerenciada de forma centralizada e programada para exibir a informação que se deseja, seja ela uma propaganda, um anúncio, uma apresentação e entre outros conteúdos, em duas ou mais telas.

Trocando em miúdos, é uma parede de vídeo (na tradução direta para o português) formada por várias telas que ficam dispostas juntas, de forma que essa união cause a impressão de ser apenas uma tela maior.

A seguir, apresentaremos essa tecnologia de forma minuciosa e daremos uma bela dica de produto da Cirilo Cabos com o intuito de proporcionar esse efeito para seu projeto.

O que é Vídeo Wall

Conforme abordado acima, o Vídeo Wall consiste na exibição de uma informação em dois ou mais monitores que formam um grande formato de área de vídeo.

Esse formato de Digital Signage (para o português: sinalização digital) é um dos mais comuns e atraentes para o ramo publicitário, pois basta andar em praticamente todo lugar para notar painéis tipicamente colocados em espaços públicos com viés de orientar, divulgar ou simplesmente distrair seus potenciais consumidores.

O custo para montar um formato Vídeo Wall é elevado, não podemos negar esse ponto. Afinal, será preciso contar com monitores profissionais que possuam o mesmo tamanho e mesma resolução, e mais o auxílio de um Controlador de Vídeo Wall que vai ler o sinal recebido, fragmentar as partes que cada tela poderá mostrar e direcionar o protocolo de vídeo para cada uma delas.

São funções que necessitam de sincronização, então exigem um grau de complexidade maior do que apenas dividir ou replicar sinais de vídeo.

Os tipos de Vídeo Wall

Veremos a seguir algumas das ditas ‘categorias’ ou mesmo tipos de Vídeo Wall que podem ser montados/encontrados:

Landscape: percebe-se nesse formato que a composição Vídeo Wall se dá em apenas uma linha com várias colunas montando a exibição. É disposta horizontalmente, normalmente vista em na parte superior de estabelecimentos comerciais e companhias aéreas nos aeroportos;

Portrait: o estilo portrait é o contrário do landscape, pois aqui o conteúdo é exibido em apenas uma coluna com diversas linhas. O posicionamento se dá de forma vertical, e não horizontal. Um bom exemplo de utilização é em lojas de roupas, com os monitores cobrindo uma parece de cima a baixo com informações sobre roupas, preços, ofertas e etc;

Mosaico: nesta categoria, a disposição dos monitores ocorre de maneira irregular, sem seguir uma linha ou coluna alinhada, por assim dizer. É legitimamente um mosaico de telas que, juntas, formam a exibição de vídeo em um formato até mesmo animado. Importante ressaltar que para este caso é preciso utilizar um programa com especificação Vídeo Wall mosaico, capaz de codificar e direcionar o sinal para onde cada tela está colocada;

Matriz Quadrada: por último e não menos importante, a matriz quadrada é o formato em que tanto linhas como colunas têm o mesmo número de telas. Exemplo: 2×2, 4×4, 5×5 e por aí vai. Disposição uniforme e alinhada no espaço, podendo ser encaixada em praticamente qualquer espaço.

Atenção com as bordas

É preciso destacar um elemento de fundamental importância na montagem de uma estrutura para Vídeo Wall, que, embora possa parecer sutil, vai deixar a exibição sem nenhum equívoco em termos visuais: as bordas dos monitores.

Se estamos falando de várias telas juntas formando um só telão, a espessura das bordas precisa ser pensada de modo a não atrapalhar o conteúdo exibido. Isso porque quanto maior a espessura, maior o espaço entre as telas, dando maior quebra de fragmentos de informação. Isso consequentemente prejudica não só o conteúdo, mas também o efeito criado pelo Video Wall.

Todavia, quanto menor a espessura, maior será o preço da tela. Mas não se engane: será com monitores de menor espessura que seu vídeo wall apresentará o efeito esperado, sem nenhuma ‘quebra’ ou imagem cortada.

Onde o Vídeo Wall pode ser usado/encontrado?

Aí vão alguns exemplos legais de onde você pode aplicar o uso da tecnologia Vídeo Wall ou mesmo localizá-lo:

Comércios variados e lojas de todos os seguimentos; 

Escritórios e sala de reuniões;

Salas de Monitoramento;

Estúdios de TVs e Rádios;

Painéis de exibição em bancos;

Aeroportos e Rodoviárias;

Shopping e Metrô;

Público que faz locação de equipamentos para eventos, feiras, casamentos, festas, buffet e demais confraternizações de todos os tipos.

Dica da Cirilo Cabos

Não podemos encerrar o texto sem antes deixar algumas dicas valiosas de produtos para auxiliar em todo o processo de montagem e controle do Vídeo Wall.

Trouxemos o Vídeo Wall Controlador 2×2. Com capacidade para suportar até 4 telas diferentes, auxilia na preparação de sala para monitoramento, espaços de ensino, restaurantes, academias, painéis publicitários, shows ou outros ambientes corporativos.

Veja algumas de suas especificações:

Suporta até 4 Telas diferentes, permite várias combinações de exibição no Display;

Leitor de cartão SD, para atualização da entrada da fonte de sinal;

Entrada R/L para fone de ouvido (3,5mm), saída estéreo de áudio analógico;

Entradas 2 USB 2.0, para conexão de periféricos como pendrive, HDs externos teclado, mouse e outros;

Botão no painel para reset rápido e redefinição do controlador de Vídeo Wall.

A segunda e preciosa sugestão de compra é para o Vídeo Wall Controlador 2×3, 4K, 6 Telas com conexão de entrada tanto USB como HDMI, proporcionando o melhor em termos de conexão, resolução e controle de até 6 monitores.

Confira algumas das suas especificações técnicas:

Suporta até 6 painéis diferentes, permite várias combinações de exibição no Display;

Indicador luminoso de funcionamento: LED vermelho para ligado e LED verde significa conexão bem-sucedida com o monitor;

Botão que altera o modo de exibição no painel. Mudança também pode ser feita pelo controle remoto;

Botão no painel para seleção rápida da fonte de sinal HDMI (entrada/saída);

Leitor de cartão SD, para atualização da entrada da fonte de sinal;

Entradas USB 2.0, para conexão de periféricos como teclado, mouse e outros;

Acesso para fibra óptica, porta para saída de áudio digital estéreo;

Sistema “plug and play”, sem a necessidade de instalação de software adicional.

Por fim, apresentamos um dos itens top de linha da Cirilo Cabos. Com capacidade de suportar até 9 painéis diferentes, o Vídeo Wall Controlador 3X3, 4K, 9 Telas, USB, HDMI apresenta uma gama de possibilidades imensas no controle e espelhamento da sua informação. Opção mais recomendada por conta de sua alta performance.

Suas especificações técnicas falam por si só, veja algumas delas abaixo:

Serve para ambientes de empresas, bancos, escolas, lojas, Igrejas, concertos de música, painéis, salas de monitoramento e mais;

Você consegue enviar o sinal para até 9 monitores ou TVs;

Capacidade automática de entender qual a melhor resolução de cada monitor e utilizar a sua total capacidade;

Suporte de porta USB 3.0 máx. 4K;

Ajuste de cores minuciosa para impedir diferenças entre telas;

Bordas muito mais finas.

Não marque bobeira e confira esta oferta no site Cirilo Cabos!

Por Cirilo Souza

Atualizado em 04/11/2021