IPS, TN ou VA: qual o tipo de tela é melhor?

Ainda que a tecnologia atual nos force a buscar cada vez mais o melhor conhecimento possível para manuseio das ferramentas em constantes evoluções, não é simples assim ter em mente as especificações técnicas de dispositivos eletrônicos, eletroeletrônicos, periféricos e afins. IPS, TN ou VA: qual o tipo de tela é melhor?

Afinal, cada categoria de produto tem sua especificidade, suas variações de modelos dentro de uma mesma linha de aparelhos, e essa demanda de características pode confundir o consumidor no momento da compra. É um cenário normal, não se sinta mal se um dia já aconteceu contigo – anormal seria se não tivesse acontecido.

Dentre o cenário anteriormente descrito, vamos abordar nas próximas linhas as diferenças entre telas de um monitor – ou, traduzindo para as definições atuais, os tipos de LCD. São tecnologias diferentes com resultados finais também distintos, mas que têm o ponto em comum no fato de estarem presentes nas telas de monitores dos mais diversos tipos.

Entretanto, vale questionar: você sabe a diferença de um monitor com LCD IPS em comparação ao VA? Sabe as vantagens de uma tela TN? Essas e outras dúvidas nós pretendemos esclarecer a seguir, de forma rápida e objetiva.

Vale ressaltar que o site da Cirilo Cabos traz os melhores produtos em termos de tecnologia e preço do mercado. Para combinar com o tópico, veja o catálogo de switch, splitter, conversores de TV digital e diversas outras opções que tem tudo a ver com os seus monitores.

O que é LCD?

Antes de chegarmos nos tipos de LCD e suas vantagens/desvantagens, é preciso entender algumas linhas dessa famosa sigla. LCD carrega a sigla de Liquid Crystal Display (traduzido ao pé de letra para o português: Display de Cristal Líquido), uma tecnologia antiga usada na fabricação de telas para incontáveis equipamentos: computadores, televisões, leitores de vídeos, relógios, telefones, calculadoras, notebooks, entre outros. É, basicamente, um painel plano composto pelos cristais líquidos.

O LCD apresenta inúmeras vantagens que, com o passar dos anos e das tecnologias disponíveis no mercado, facilitaram bastante o dia a dia, como por exemplo o menor consumo de energia, emissão quase zero de radiação, custo baixo e resistência cada vez mais aprimorada. O display em LCD é formado por pixels de variação do padrão RGB de cor (vermelho, verde e azul) que recebem correntes elétricas para emitir o feixe de exibição do conteúdo reproduzido na tela.

Entendido isso, vamos entrar de vez nas telas IPS, TN e VA, variações de LCD que podem solucionar ou não a sua demanda – a depender daquilo que você busca como propósito final. Gamers e apreciadores de grandes telas precisam ficar espertos nas dicas, pois uma nova compra pode ser bastante assertiva com esses dados em mente. Adiantamos que a avaliação final de qual tipo é o certo sempre caberá ao consumidor, e isso pode variar de acordo com o valor de investimento e objetivo a se cumprir.

IPS-In-Plane-Switching-1024x576
O tecnologia IPS permite maior desempenho das imagens independente do ângulo de visão

Tela IPS

Bastante visto nas recomendações de compras em média e alta aquisição, a tela IPS (In-Plane Switching) abrange um excelente campo de visão e entrega um ótimo desempenho em reprodução de cores. É, sem dúvida alguma, uma ótima escolha para quem busca maiores ângulos de visão e não leva em consideração a demanda de contraste nos tons mais escuros (esse modelo obscurece os detalhes em áreas escuras).

Nessa tecnologia, os cristais líquidos têm seu alinhamento destacado de forma horizontal. Como ponto negativo em comparação com as outras telas, tem um tempo menor de resposta, mas nada que interfira drasticamente na utilização. Se você é um gamer apaixonado por gráficos (e não se importa tanto para o tempo de resposta), design fotográfico ou busca um custo-benefício atraente para enxergar visão ampla na reprodução multimídia, a tela IPS caberá perfeitamente no seu contexto.

TN-Twisted-Nematic-1024x576
O tecnologia TN é mais procurados por gamers, pois é um dos que mais atinge baixos níveis de resposta

Tela TN

Antiga no mercado, a tecnologia TN (Twisted Nematic) é a que apresenta o menor custo médio entre as três abordadas neste artigo. Veio para substituir os antigos monitores de tubo, representando uma queda de valores nos monitores de tela plana sobretudo no início dos anos 2000.

Destaca-se por sua velocidade de reprodução, a mais rápida atualmente. O tempo de resposta é elevado e perfeito para jogos de alta velocidade, transmissões de live e uso avançado que requer reproduções contínuas aceleradas. Todavia, sua reprodução de cores é fatalmente a pior dos três tipos, e aqui incluímos o contraste também.

É basicamente o padrão RGB e nada mais. Se você busca ângulo de visão extenso e reprodução fiel de cores, não é a melhor opção para compra.

Os monitores TN são bastante encontrados em uso comum para ambientes domésticos ou corporativos apenas com o propósito de reproduzir sinal de televisão e painéis/projetores com informações, já que o custo é relativamente baixo.

VA-Vertical-Aligment-1024x576
O tecnologia VA garante um contraste com qualidade superior

Tela VA

O último e não menos importante display de exibição é o VA (Vertical Aligment), com os cristais líquidos alinhados verticalmente. Nesse padrão, o contraste torna-se eficiente e a reprodução de cores é muito bem vista.

Os ângulos de visão são indiscutivelmente melhores que o TN e próximos ao IPS em termos de entrega, posicionando a tela VA em um meio termo muito bom para quem busca experimentar um pouco de tudo – tempo de resposta rápido e cores vivas.

Em geral, as telas VA entregam um melhor contraste e maior velocidade (essa segunda vantagem não há dúvida alguma) do que os displays IPS, ainda que seu ângulo de visão seja inferior na comparação.

O custo pode variar dependendo do dispositivo escolhido, pois o tamanho do monitor será determinante para o preço. Aparelhos top de linha apresentarão valores elevados com a tecnologia VA, esteja atento nisso.

Afinal, qual monitor comprar?

Com as definições e dados aqui apresentados, a decisão sobre qual tela comprar sempre caberá ao consumidor final, que precisa avaliar a relação custo-benefício em comparação ao que se quer atingir. Vejamos algumas relações sobre isso:

– Velocidade: se velocidade é o fator principal, indicamos monitores TN. As telas IPS apresentam a variação mais lenta de reprodução;

– Ângulos: se os gráficos e ângulos de visões importam muito, o display com tecnologia IPS é o mais adequado. Em seguida, um bom monitor VA com preço acessível também pode ser uma boa escolha;

– Uso comum e games: com intenção de combinar o uso comum para filme/televisão e games, sem dúvida os monitores de tecnologia VA são os melhores. Apresentam bom tempo de resposta e elevado contraste de cores;

– Para uso exclusivo em jogos: aí vale um estudo mais aprimorado. Todos os monitores são adequados, mas as diferenças neste tópico são exclusivamente no tempo de resposta e gráfico. Acreditamos que as dicas ao longo do texto vão te orientar bem quanto à escolha.

Considerações finais

Esperamos que este texto tenha dado uma luz quanto aos tipos de displays do mercado, suas vantagens, desvantagens e o que é mais cabível para seu bolso.

Ser assertivo na compra é o que todo mundo quer, e a Cirilo Cabos tem essa preocupação para direcionar seu cliente ao melhor benefício em desempenho e custo.

Fique conosco e até a próxima!

Por Cirilo Souza

Atualizado em 16/08/2021