Por dentro da tecnologia FireWire

Pense em uma tecnologia que permite trocas de dados entre duas ou mais máquinas de maneira simultânea e rápida, por meio de um cabo resistente e compatível com os sistemas operacionais existentes. Interessante, não? A tecnologia FireWire apresenta essas e outras vantagens que você precisa conhecer, pois permitirá um leque maior de encaixes e possibilidades de conexão para os seus projetos que trabalhem (ou possam ser adaptados para trabalhar) com essa porta.

Se por um lado a velocidade é um ponto positivo atraente o bastante para adquirir este cabo, do outro é necessário frisar que tecnologias mais recentes e presentes no mercado fazem frente ao uso do FireWire. Explicaremos a seguir o surgimento dessa conexão, os seus ‘cabos rivais’, os benefícios e ainda apresentar dicas de compra que podem – e vão – te dar uma luz diante desse tema.

Quando surgiu a conexão FireWire?

A chegada do FireWire no mercado data do ano de 1986, ou seja, bastante antiga do que se possa parecer. Inicialmente, seu propósito foi destinado para computadores pessoais e aparelhos de áudio e vídeo que fossem digitais. Considerando o contexto da época, ainda não havia grande escala de produção e tecnologias mais diversificadas, o que deixou o caminho mais suave para o estabelecimento do FireWire como padrão de conexão para muitos aparelhos.

Foi a partir da metade dos anos 90 que seu uso se tornou popularizado entre os periféricos digitais, e aqui falamos de câmeras fotográficas, computadores e laptops, com escala posterior para iPod e vídeo games de gerações um pouco mais recentes (o Play Station 2 para, ser mais específico). Vale destacar que a Apple é quem esteve por trás do seu desenvolvimento, ainda que não sozinha tenha feito parte da construção desse padrão.

Principais benefícios do padrão FireWire

Aqui vão as principais vantagens de um cabo FireWire:

– Proporciona uma comunicação mais rápida entre dois equipamentos. A transmissão de dados entre duas máquinas com o uso do FireWire é simultânea e multilateral, coisa que no USB, por exemplo, não é;

– Essa tecnologia é ideal para a criação de sistemas de computadores ad-hoc. Traduzindo em miúdos, é quando os terminais (máquinas) funcionam essencialmente como terminais e sem existência de roteador. Desta forma, todos os aparelhos encaminham informações de forma igualitária entre si;

– Pode trabalhar com até 63 dispositivos simultaneamente. Isso inclui variações entre computadores, notebooks, câmeras e qualquer outro equipamento de porta firewire;

– Conta com tecnologia plug and play. Assim que plugado há o reconhecimento pelo sistema operacional utilizado;

– Não tem o funcionamento comprometido em distâncias de até 5 metros. O cabo FireWire garante total qualidade no tráfego de dados e velocidade máxima desde que esse limite de comprimento não seja ultrapassado;

– A tecnologia FireWire conta com mais de uma versão. Para ser mais específico, você pode encontrar as versões 400 e 800 Mbps desses cabos;

– Pode fornecer até 45 watts de potência por porta. Desta forma, possibilita ligar aparelhos de consumo moderado sem alimentação separada de corrente.

Conectores e Vias

Atente-se ao número de vias do cabo FireWire que você pretende adquirir. Não entendeu? A gente explica. O cabo tradicional que permitirá a conexão com o padrão é composto de até 6 vias para firewire 400. Se for firewire 800, o cabo pode ter 9 vias em vez de 6. Isso acontece porque no caso do firewire 800 as três vias adicionais servem como reforço na corrente para que o conector não tenha interferências eletromagnéticas e permita a transferência de dados simultânea sem qualquer instabilidade.

Em alguns casos, o cabo pode conter 4 vias. Isso ocorre para modelos em que os cabos de energia (as duas vias a mais para somar 6) não existem, oferecendo uma outra variação da conexão para quem precisar desta demanda. Uma vantagem dos cabos 400 é que podem ser plugados em conexões de 800, desde que haja compatibilidade de encaixe para isso – e que vai depender exclusivamente da porta de conexão do aparelho a ser conectado.

FireWire nos dias atuais

Precisamos contextualizar a você que a Apple deixou de oferecer suporte à tecnologia de um passado já um pouco distante para cá. As versões mais recentes do USB e a conexão Thunderbolt tomaram de vez espaço no mercado e vieram para se estabelecer universalmente. Sem dúvida alguma, hoje, são elas que dominam os periféricos.

Todavia, nem tudo é ruim. Você ainda encontra dispositivos equipados com entrada FireWire e pode se alimentar de cabos dedicados à essa função, ainda que seja mais difícil comprar máquinas originadas de fábrica com predisposição a ter o FireWire como conexão.

Deixaremos abaixo uma dica de compra da Cirilo para opções de Cabos FireWire que podem salvar (ou incrementar) seu projeto.

Dica de Compra da Cirilo para Cabos FireWire

Pensando na sua máxima experiência, deixamos não apenas uma, mas sim duas dicas de compra de Cabos FireWire no site da Cirilo Cabos. Clique no hiperlink que você será direcionado à página do produto. Vamos a elas!

FireWire 800 9×9

O Cabo FireWire 9×9 é indicado para câmeras filmadoras digitais, HD externo, equipamentos Apple, Canon, JVC e Sony ou qualquer outro aparelho que utilize a tecnologia FireWire. Reconhecimento imediato do dispositivo pelo sistema operacional após a sua conexão. Disponível nos tamanhos 1,8 metro, 3 metros e 5 metros.

FireWire 6×6

Conexão e comunicação de alta velocidade, que resulta em uma transferência de dados com uma taxa de transmissão alta e super estável. Também disponível nos tamanhos 1,8 metro, 3 metros e 5 metros com preço em oferta.

Por Cirilo Souza

Atualizado em 22/03/2022