4 dicas para aumentar a durabilidade dos cabos

Estamos cercados de cabos. Por todos os lados. Em todos os aparelhos. E o mercado, hoje, oferece uma infinidade de cabos tão grande que faz com que nossa cabeça não consiga sequer memorizar boa parte deles. Além dos cabos próprios para cada dispositivo eletrônico, os cabos adaptadores fornecem maiores possiblidade de encaixe, adaptação de entradas, melhores resoluções e outros tantos benefícios para aumentar a durabilidade dos cabos.

Entretanto, hoje vamos deixar a linha informativa dos textos aqui do Blog da Cirilo Cabos um pouco de lado e abordar um tópico importante para o dia a dia das conexões: o cuidado com os cabos. Mais especificamente, vamos apresentar 4 dicas valiosas para que você aumente a durabilidade dos seus cabos.

Quem nunca viu seu fone de ouvido estragar “do nada”?

Quem nunca perdeu um cabo USB porque, aos poucos, a conexão foi ficando fraca e ruim até parar de vez?

Quem nunca teve de distorcer um cabo e viu que o desempenho dele já não era o mesmo?

Pois é justamente sobre esses e outros problemas (que podem ser ocasionais ou não) que falaremos adiante.

Que fique claro que as dicas que daremos a seguir são para todos os tipos de cabos, ou seja, são orientações que servem para qualquer contexto independente da conexão que você faça ou pense em fazer.

A boa manutenção e armazenamento dos cabos fará com que você aumente a vida útil deles, sem que precise troca-los em pouco tempo (e assim tendo economia a longo prazo), evita o descarte de fios e, principalmente, deixa mais distante a dor de cabeça que é perder a conexão em momentos importantes.

Vamos nessa!

Evite-plugar-e-desplugar-sem-necessidade-1024x576
Foto Creative Commons Reprodução

Evite plugar e desplugar sem necessidade

Nossa primeira dica ataca um tipo de comportamento que muitas vezes passa despercebido por ser sutil, mas que ao longo prazo pode ocasionar em redução da vida útil do cabo.

Plugar e desplugar os conectores sem necessidade faz com que o desempenho fique comprometido, além de aumentar a chance de a entrada sofrer algum dano durante esse ‘tira e põe’.

Se você não vai usar um monitor para exibir conteúdo, retire o cabo HDMI dele. Se não vai carregar o dispositivo ou fazer transferências de arquivos do celular para o notebook, não mantenha o cabo USB conectado (especialmente para os casos de conexão rápida em que os fios não esticam o bastante, o que é um agravante bem delicado).

O mesmo vale para o uso de extensões sem precisão momentânea, retire-as da tomada por precaução sempre. Esses exemplos são bem rotineiros e não contribuem em nada para a vida longa dos fios, muito pelo contrário.

Como alternativa aos contextos colocados, experimente deixar todos os cabos armazenados num só lugar e só retirá-los de lá quando for de fato usar. Com o hábito, certamente você não deixará fios soltos por aí, mantendo-os em ambientes seguros para prolongar a utilização.

Nao-faca-conexoes-com-cabos-torcidos-1024x576
Foto Creative Commons Reprodução

Não faça conexões com cabos torcidos

Quando ligamos dois aparelhos com um cabo curto, existe a chance de a transferência de dados não sair como previsto, pois pode haver perda de qualidade no plugue.

Mas quando o cabo é longo, o fato dele ficar torcido na sua extensão pode danificar o material até mesmo internamente. E aí pode morar um probleminha bem chato.

Para exemplificar, pense no seguinte cenário: você vai conectar um cabo de rede em que uma ponta estará no modem e a outra no computador. No caminho entre os dois dispositivos, o fio não só fica torcido, como um pouco dobrado também, com parte dele mais à direita e outra parte mais à esquerda.

Agora imagine alguém (até mesmo você) pisando nesse cabo, jogando ele para o lado cada vez que sai do lugar, entre outros incômodos. Não vai demorar muito para que a conexão falhe, isso se com a força colocada a parte interna não rompa de vez. Pois bem, qual a chance desse conetor durar muito tempo?

Em razão disso, indicamos sempre o uso de cabo o mais alongado possível com uma pequena ‘sobra’ para não exigir muito das entradas e saídas, assim minimiza torções e dobras indesejadas que possam surgir a partir do uso incorreto.

Cuidado com as pontas

É bem possível que você tenha jogado um cabo fora depois de identificar um problema sem concerto em uma das pontas (ou até mesmo nas duas). E é bom saber que esse problema pode ser agravado de várias formas, então preste atenção nas próximas linhas.

Aqui vão alguns erros cometidos que acabam danificando a ponta de fios e cabos:

  • Cabo enrolado de qualquer jeito;
  • Cabo torcido;
  • Ambientes que fazem o fio/cabo dobrar na ponta de conexão;
  • Conexão frouxa em dispositivos que apresentam problemas no plug de entrada do cabo;
  • Contato com líquidos.

Pontas de cabos são bem delicadas. Manuseie-as com carinho e calma. Quando for plugar, não force a entrada. Certifique-se sempre que os conectores/adaptadores são compatíveis, assim evita que o cabo seja forçado em conexões que não pode realizar.

Nao-largue-o-cabo-de-qualquer-jeito-enrole-o-com-cuidado-1024x576
Foto Creative Commons Reprodução

Não largue o cabo de qualquer jeito, enrole-o com cuidado

A última dica e não menos importante vai de encontro aos descuidados que terminam de usar o cabo e largam de qualquer jeito e em qualquer lugar que estiverem.

Deixar o cabo largado pode, com o tempo, ocasionar em vícios de dobras, que é quando você tenta esticar o cabo e ele não permite, uma vez que a dobra formada está fixa o bastante para não esticar por completo.

Vale ressaltar que a maior parcela dos fios e cabos do mercado vem enrolados em pequenas fitas ou arames seguros para conferir segurança na hora de enrolar, com tamanho adequado sem danificar pontas e extensão.

Portanto, caro leitor, invista mais alguns minutinhos depois de fazer a conexão e mantenha o cabo bem enrolado e fora de qualquer ambiente exposto ou largado sem nenhum zelo.

Considerações finais

Esperamos que este texto tenha dado uma luz para você prolongar o uso dos cabos e evitar transtornos por quebras, rompimentos, má contato ou falhas de conexões inesperadas.

Fones, fios, cabos e adaptadores, assim como quaisquer outros conectores, necessitam de cuidado para um bom desempenho e qualidade profissional. Todos nós ganhamos com essas dicas, portanto coloque-as em prática a partir de hoje.

Por Cirilo Souza

Atualizado em 03/09/2021