Extensor HDMI: entenda seus tipos e vantagens

A conexão HDMI é um padrão presente no mundo inteiro quando falamos de áudio e vídeo. Sua sigla leva o significado puro de High-Definition Multimedia Interface, nada tão complexo de entender: uma interface transmissora de sinais multimídia (que englobam aí o áudio e também o vídeo) em alta definição com Extensor HDMI.

Todavia, uma conexão HDMI para funcionar em perfeito estado necessita de alguns requisitos que você deve estar cansado de ver, tais como cabos em ótimo estado, dispositivos que suportem as conexões necessárias para a resolução/exibição desejada, espaço condizente para a infraestrutura… e a distância para extensão do sinal sem que haja perda qualidade.

O texto de hoje será dedicado a esta última parte citada do processo, inserindo contextualmente um produto de grande importância no universo das conexões: o Extensor HDMI.

Antes de entramos no tema, vale indicar a você leitor uma passadinha no nosso site e conferir todo o nosso catálogo para conversores.

Lá, você encontra opções de Extensor para HDMI, Switch, Splitter, Receptor de TV Digital e muito mais. Acesse clicando aqui e confira as promoções!

O que o Extensor HDMI faz?

Projetado para fornecer transmissão de longa distância de sinal em alta definição, o Extensor HDMI possibilita expandir projetos e dar maior qualidade de resolução em áreas normalmente difíceis, onde um modelo HDMI padrão deixaria a desejar – ou mesmo não teria capacidade de performance em bom estado. É uma ampliação da conexão sem que você tenha qualquer interferência nesse processo.

Normalmente, as conexões que um extensor HDMI costumam fazer estão acima dos 20 metros de distância entre os equipamentos. Isso porque um cabo HDMI padrão é comercializado em no máximo 20m considerando uma conexão que não passe por demais dispositivos e mantenha uma resolução estável em 1080p. Ter um extensor em mãos elimina qualquer limitação em termos de comprimento. Entendeu a vantagem?

Tipos de Extensores HDMI no mercado

Quem já está ambientado no cenário de cabos, adaptadores e conectores sabe que um produto pode apresentar inúmeras variações possíveis, sejam elas em relação ao tamanho, cor, frequência, adaptabilidade e entre outras distinções, e com o extensor não é diferente.

Você vai ver diversas opções para comprar, mas aí bate a dúvida: qual o modelo ideal para atender minha demanda? Deixaremos abaixo algumas dicas de como ser o mais assertivo na compra:

  • Entender o tamanho do projeto. Uma sugestão é sempre considerar no máximo um ou dois metros a mais, pois qualquer imprevisto ou necessidade de expansão ainda está dentro do comprimento;
  • Saber se o conversor e especialmente o cabo de conexão atende à resolução desejada (4K, 3D, Full HD e entre outras);
  • Compatibilidade em dispositivos com conexão HDMI padrão. Para citar alguns: TVs, Home Theater, Vídeo Games, Media Center, etc;
  • Se sua intenção de expandir o sinal HDMI terá obrigatoriamente fios condutores ou não (entraremos nesse tópico a seguir);
  • Suporte e auxílio na instalação;
  • Custo-benefício condizente com sua situação. E nesse caso é bom entender a marca e fazer uma pesquisa preço mais abrangente.

Uma vez tendo em mente as características do planejamento, é hora de conferir os principais modelos de extensores.

Extensor HDMI via Wireless

O modelo de extensor Wireless não tem fio. Em média, costuma ampliar o alcance para até 30 metros sem interferência de sinal.

Apresenta uma comodidade maior em termos de não precisar de cabeamentos estruturados, mas necessitar de conexão de internet muito estável, pois está suscetível a quedas em qualquer interferência mínima na rede.

Veja abaixo o vídeo da Cirilo Cabos sobre o Extensor Wireless:

Extensor HDMI via fibra óptica

O extensor transforma o sinal em fibra óptica a partir da conexão com os conectores HDMI. Tem um alcance alto que pode compreender até 100 metros, e, por ser fibra óptica consolidada, suporta resoluções altas em até 4K.

Extensor HDMI via cabo de rede

Como o próprio nome já define, este último modelo da lista tem conexão do transmissor e do receptor feita através de um cabo de rede. Observe abaixo o tutorial que montamos com um dos aparelhos de nosso catálogo, o Extensor HDMI 30 metros:

Vale prestar atenção nos diferentes tipos via cabo de rede, pois eles se apresentam em três variações comumente confundidas entre si: HDMI padrão, HDMI via IP e o HDBaseT.

As principais características são:

HDMI Padrão: extensor mais tradicional que normalmente precisam de 2 cabos de rede para enviar o sinal, tipo de ligação ponto a ponto;

Dica da Cirilo: confira este Extensor HDMI Cat5e/Cat6 60 metros Full HD 3D em nosso site e veja a adequação dele para seu projeto de comprimento dentro desta metragem. É ou não é uma boa escolha?

HDMI via IP: a variação IP pode trabalhar ponto a ponto (com auxílio de um switch), via matriz de sinal HDMI e também por meio de um splitter HDMI, dispositivo envia que o mesmo sinal de vídeo para diferentes lugares;

HDBaseT: transmissor multifuncional que pode atingir até 120 metros de distância do ponto de origem e com resoluções altíssimas. Normalmente são mais caros, mas entregam um desempenho exageradamente satisfatório (desde que bem plugados e manuseados, não se esqueça disso).

Veja este produzido por nós sobre um Extensor HDMI até 120 metros:

PS: se você quer entender melhor como funciona um Splitter HDMI, confira este artigo no blog específico sobre ele clicando aqui.

Considerações finais

Acreditamos que esse texto tenha clareado um pouco mais o seu entendimento sobre um Extensor HDMI e sua utilização.

Desde já adiantamos que esse universo das conexões é muito amplo, então indicamos que você vá além do conteúdo deste post (que, acredite, não abordou a totalidade das conexões linkadas ao extensor) e entenda o suficiente para uma compra assertiva.

A Cirilo Cabos se preocupa com a qualidade do seu projeto e está sempre apta ajudar. Visite nosso site e acompanhe as nossas redes sociais. Até a próxima!

Por Cirilo Souza

Atualizado em 07/10/2021