Splitter HDMI (Divisor HDMI): O que é, como funciona e como instalar

A utilização de dois ou mais monitores em uma mesma ocasião, hoje em dia, tornou-se bastante comum não apenas no universo dos gamers – como por muito tempo fomos habituados a ver -, mas também no dia a dia fora de um ambiente não necessariamente de trabalho. Navegar e espelhar telas simultâneas, além de não ser nada complicado de se fazer. Splitter HDMI pode proporcionar uma visualização melhor das tarefas a serem exibidas e/ou executadas.

Entretanto, para replicar o sinal de vídeo a ser exibido em um ou mais monitores é necessário a utilização de um dispositivo eletrônico chamado Splitter HDMI ou Divisor HDMI como é conhecido também. A seguir, mostraremos as especificações gerais desse aparelho, suas diferenças de modelo para modelo e ajuda-lo na missão de instalar e prontamente usar o seu Splitter HDMI da forma mais adequada (e segura) possível.

Afinal, o que é e para que serve o Splitter HDMI?

Como frisamos no parágrafo anterior, mas agora de forma mais explicativa, o Splitter HDIM é um aparelho que possui uma entrada de vídeo (que pode ser conectada a partir de uma televisão, PC, notebook, DVD player, blu-ray player e etc) e que permite replicar esse sinal de entrada para um ou mais monitores de saída (televisão ou PC, por exemplo). Como o próprio nome diz, o Splitter necessita do cabo HDMI para plugar nas devidas portas e realizar a tarefa.

Os vídeos de saída serão exatamente iguais aos vídeos da entrada, sem que se possa “romper” o sinal de exibição e mostrar apenas uma parte da imagem. Ou seja, todo o conteúdo exibido no monitor conectado à saída será sempre sincronizado ao vídeo da entrada. O que pode ocorrer em termos de falta de sincronização, gerando um possível delay de conteúdo, é o modelo da TV atrasar a entrada de vídeo em poucos segundos. Sendo assim, se o que você quer é uma exibição de conteúdo em várias TVs simultaneamente, a sugestão é que seja o mesmo modelo de televisor.

Também é possível conectar a saída  de um splitter na entrada de outro aparelho splitter, entretanto há um limite de números de telas de saída que farão a reprodução do mesmo vídeo simultaneamente. O limite pode variar do modelo do splitter utilizado, e o comum é que suporte conexões que vão de 8 a 32 telas.

Como utilizar o Splitter HDMI?

Não há dificuldade de utilizar o splitter hdmi, o aparelho é bem simples e fornece as informações de conexões para entrada e saída bem fáceis de serem localizadas no próprio modelo. Entretanto, siga o passo a passo para a devida conexão:

Como instalar o Splitter HDMI 1×2 4k – 1 Entrada e 2 Saídas?

Como instalar o Splitter HDMI 1×4 4k – 1 Entrada e 4 Saídas?

Como instalar Splitter HDMI 1×8 4k – 1 Entrada e 8 Saídas?

Como instalar Splitter HDMI 1×16 4k – 1 Entrada e 16 Saídas?

  • O dispositivo vem com uma fonte específica que acompanha o produto, alimente o splitter com essa fonte;
  • Identificar no splitter os conectores das entradas de vídeo (que podem ser 2, 4, 8 ou 16, A variar do seu modelo). HDMI INPUT e conectar a fonte de vídeo por meio de um cabo HDMI;
  • Conectar os monitores ou TVS (TV ou PC) nas portas de saída de vídeo HDMI OUTPUT.

Pronto. Se o espelhamento das televisões ou monitores não ocorrer de forma automática, configure o aparelho para a exibição do conteúdo que se quer transmitir.

Distância entre cabos

Uma dúvida bem comum que pode surgir na utilização do splitter é o tamanho da distância/cumprimento dos cabos. Que podem ser utilizados na conexão, bem como o posicionamento do dispositivo nesse contexto.

Para uso do splitter com monitores de saída em mesmo cômodo ou em distâncias inferiores a 10 metros, o aconselhável é posicionar o aparelho junto a TV ou computador da porta que será espelhada.

Se for usar em distâncias superiores a 10 metros, o indicado é que se ponha o splitter entre a fonte de vídeo (Blue-ray, TV, notebook, PC, DVD, etc) e o monitor de saída. 

Agora, se for uma conexão entre muitos monitores de saída em um espaço bastante específico e grande (exemplo prático: uma tela em cada caixa de supermercado). O ideal é ter o(s) splitter(s) entre distâncias iguais para cada bloco de monitores de saída. Assim o sinal fica partilhado de modo que não se rompa por instabilidades que possam ocorrer com a fonte de vídeo ou com o próprio aparelho em si.

Importante: não há especificações de cabo HDMI para uso, desde que ele possa fornecer uma boa qualidade de transmissão. Quanto maior a qualidade do splitter hdmi e do cabo hdmi utilizado, menor será a instabilidade na exibição das informações e, consequentemente, menor será a dor de cabeça para trocas ou problemas de conexões. 

Cuidado para não confundir splitter com switch

Existe um outro aparelho bastante parecido com o splitter em termos de design, mas que executa uma função totalmente diferente e é bom que você saiba disso para evitar uma pequena confusão futura. Trata-se do switch. 

Enquanto o splitter permite que você obtenha um sinal de vídeo de uma fonte e consiga espelhá-lo em mais de um display de saída. O switch faz com que duas fontes de vídeo e áudio sejam conectadas a um mesmo display. Ou seja, o switch executa uma função totalmente inversa ao splitter.

Algumas marcas vendem os dois dispositivos, e como eles são próximos em termos de design, embora as finalidades sejam diferentes, o equívoco pode ocorrer. Além disso, pode acontecer de uma busca por aparelhos que possam “conectar muitas coisas na TV” confunda quem não tem informações sobre as diferenças de funcionalidades entre eles.

Ainda está em dúvida se precisa duplicar ou estender sua imagem? Criamos um artigo detalhado para você entender a diferença. 

Splitter HDMI x Switch HDMI: estender ou duplicar minha tela?

E aí, curtiu as informações sobre o Splitter HDMI? Agora você está devidamente pronto para começar a utilizá-lo. Aproveite e passe na loja da Cirilo Cabos para conferir os que temos e que podem atender a qualquer número de entradas diferentes que você queira conectar.

Por Cirilo Souza

Atualizado em 02/12/2020