Entenda o que é e como funciona uma Placa de Captura

Um hardware de importância fundamental para lives, streamings, jogos, reproduções de mídia em qualquer momento e entre outras utilidades é a Placa de Captura.

Cada vez mais cotada no universo gamer, sua utilização pode ser resumida da seguinte forma (ainda que, logicamente, não seja apenas essa a função do dispositivo): transferir arquivos de vídeo e áudio de um aparelho externo para o PC.

A compatibilidade das placas é bastante extensa e não se restringe somente aos consoles e computadores. Elas abrangem TV’s, DVD’s, notebook, smartphones, câmeras de vídeo e quaisquer outros aparelhos de saída HDMI.

Vale destacar também que uma placa de captura pode ser aplicada para fins de gravação de arquivos no próprio computador, ou seja, sem fazer uso de software adicionais – tudo vai depender da sua demanda de uso, claro.

Acompanhe o artigo a seguir e fique atento para a dica de compra da Cirilo Cabos no final do texto, que certamente vai agregar muito no seu projeto.

Especificações de uma Placa de Captura

Destacamos como primeiro passo o tipo de entrada, fator fundamental que vai definir a sua compra.

O que se vê em larga escala no mercado são os modelos de placa de captura com entrada HDMI, a mais comum e usada nos modelos de consoles atuais (Playstation 3, Playstation 4, Xbox, Xbox One e outros), mas certifique-se dessa compatibilidade antes de dar o próximo passo. Alguns cabos de captura possuem entrada USB e entrada de vídeo RCA, portanto observe.

Importante fator que determina o interesse e a necessidade de se ter uma placa de captura, a qualidade da imagem precisa estar de acordo com os seus parâmetros.

Placas que partem de gravações em 1080p e Full HD apresentam um bom desempenho, podendo servir de ponto de partida para quem busca esse produto e não sabe ao certo por onde começar.

O mercado tem inúmeros modelos também em 4k e Ultra HD, que certamente permitirão níveis absurdos de qualidade e nitidez, mas saiba que o valor de investimento para essa categoria é elevado – dito isso, avalie o investimento que você tem em mãos e conclua qual tipo vale mais a pena para o projeto.

Observar a interface da placa é importante: é essa especificação que permitirá a conexão com o dispositivo para gravar. Normalmente, a interface USB é a mais popular, ainda que a interface PCIe também seja facilmente encontrada.

O que difere ambas é a facilidade de configuração (a PCIe apresenta um nível de configuração mais difícil) e a compatibilidade com a placa mãe (e nesse caso, a interface USB pode ser usada externamente e é bem mais simples do ponto de vista prático).

Placa de Captura externa ou interna?

Indicamos uma avaliação das necessidades para entender qual modelo de placa é mais adequado, se externa ou interna.

O que dá para adiantar é que as placas de captura externas apresentam preços mais acessíveis, são mais simples de usar/configurar e sua conexão se dá com diferentes dispositivos, sendo bastante utilizada para fins de reprodução de jogos e demais arquivos de mídia sem que fique ‘preso’ em um só PC.

Já a categoria de placas internas apresenta velocidades de transmissão superiores às externas, em termos comparativos, mas em contrapartida só podem ser instaladas em máquinas de conexão PCIe.

O preço é mais elevado, e aí vale da sua observação e pesquisa checar as melhores marcas e chegar em um custo-benefício atraente para sua condição.

Alguns fatores como memória e espaço de armazenamento estão presentes em ambos os modelos e não são tão determinantes na escolha de uma placa externa ou interna.

Basicamente, a avaliação da demanda é o que vai determinar a compra: eu tenho capacidade de configuração para uma placa interna? A placa externa trará mais benefícios em termos práticos? Isso tudo precisa ser levado em consideração.

Dica de compra da Cirilo

Uma excelente dica de compra da Cirilo Cabos é a Placa de Captura de Vídeo e Áudio HDMI USB 4K, que pode captar vídeo HDMI e áudio HDMI ao mesmo tempo e transmitir sinais de áudio e vídeo para um computador e smartphone para pré-visualização e armazenamento.

Suas especificações técnicas dão ênfase ao produto moderno que é:

– Suporta saída HDMI;

– Suporta resolução máxima de entrada 4K;

– Suporta resolução máxima de saída 1080p;

– Suporta cabo padrão AWG26 HDMI: entrada de até 15 metros (1080p e resolução inferior);

– Suporta a maioria dos softwares de aquisição, como VLC, OBS, Amcap, etc;

– Suporte para Windows, Android, MacOS;

– Em conformidade com o padrão USB Video e UVC;

– Em conformidade com o padrão USB Audio UAC;

– Compacto e portátil.

Qualidade comprovada e compatibilidade com os mais variados dispositivos de saída HDMI.

Para mais ofertas e opções de placas e cabos de captura, acesse diretamente clicando aqui.

Considerações finais

Esperamos que este artigo tenha dado uma luz quanto ao funcionamento deste importante equipamento. Foi um texto breve e objetivo quanto às características, mas você pode entrar em nosso canal no youtube e conferir mais conteúdos sobre as placas de captura e outros produtos do catálogo da Cirilo Cabos.

Fique conosco e até a próxima!

Por Cirilo Souza

Atualizado em 17/12/2021