Dolby Vision: a tecnologia HDR mais avançada do mercado

Costumamos dizer que a tecnologia não tem pausa para se reinventar. Smartphones, televisões, cabos de áudio, projetores, adaptadores… os ciclos dos produtos estão em constantes transformações para agregar novas possibilidades de uso e melhorias contínuas, proporcionando modernas e melhores experiências aos seus usuários com a Dolby Vision a tecnologia HDR.

Imerso nesse contexto, a tecnologia HDR insere-se na disponibilidade de obter imagens e vídeos melhores graças ao seu formato de apresentação de cores em melhor qualidade, ampliando as sensações ópticas ao utilizar uma televisão, celular ou tablete, por exemplo. São imagens mais vivas, contrastes mais claros e uma gama de tons que permite produções em altíssima resolução.

Quem nunca comprou um televisor esperando que a sala de casa se tornasse um verdadeiro cinema? Esse anseio conversa diretamente com o tema deste texto: a tecnologia Dolby Vision. Ela é uma tecnologia HDR licenciada e de melhor entrega em detalhes e precisão de cores. Mas você sabe o que é HDR? Já ouviu falar em Dolby Vision? Essas e outras perguntas nós responderemos a seguir.

Vale passar no site da Cirilo Cabos e aproveitar a oportunidade para ampliar sua resolução de imagem e vídeo com os melhores cabos, adaptadores e conversores do mercado. Confira!

A definição de HDR

O HDR vem da definição de High Dynamic Range, em tradução livre Grande Alcance Dinâmico, e é uma das maiores tecnologias de vídeo presentes nos últimos tempos. Como o próprio nome sugere, o HDR atua na apresentação de imagens com maiores quantidades e dinamismos de contrastes, brilhos e cores, um alcance em proporção magnífico.

São vários formatos de HDR presentes no mercado. Por mais que a gente tenha o foco em falar da mais potente delas (a Dolby Vision), vale apresentar as outras e pincelar sobre elas:

  • HLG: formato estático com um único ajuste de conteúdo para toda a exibição, muito usado para transmissões televisivas;
  • HDR10: formato estático presente nos aparelhos adaptados com suporte HDR;
  • Advanced HDR: formato dinâmico com três padrões distintos de HDR em si, são eles o SL-HDR1, SL-HDR2 e SL-HDR3;
  • HDR10+: dinâmico, é um modelo que pode ser usado de graça pelos fabricantes com brilho e profundidade de cor de 1.000 nits (unidade de medida para brilho) e 10 bits. É o que mais se aproxima do formato Dolby Vision.

Dolby Vision

E chegamos ao padrão HDR de maior qualidade e alcance. O Dolby Vision é licenciado pela Dolby Laboratories, ou seja, para usá-lo é preciso pagar pela licença (e, nesse caso, seu uso fica restringido aos detentores de capitais com potencial para fazer esse investimento, sobretudo em filmes). Esse formato suporta até 10.000 nits e possui uma capacidade de metadados dinâmicos com profundidade de cores de 12 bits. Como já deu para perceber, é de longe o mais potente HDR que existe.

Mas as vantagens não param por aí. As informações podem ser ajustadas quadro a quadro no conteúdo, entregando cores muito mais vivas e precisas – afinal, a capacidade de 12 bits dá condições para explorar mais de 68 bilhões de cores na reprodução. Há uma redução no potencial de distorção das imagens, uma vez que a manipulação frame a frame no Dolby Vision é fornecida de maneira a privilegiar como a imagem deve ser exibida na TV.

Tecnologia-Dolby-Vision-1024x576
(Fonte: Dolby Vision / Reprodução) Fonte:  Dolby 

O Dolby Vision a tecnologia HDR traz brilho, contraste e cor incríveis aos seus jogos para uma experiência mais intensa, envolvente que puxa os jogadores para a ação como nunca antes.

Dolby Vision a tecnologia HDR combina duas tecnologias poderosas – alta faixa dinâmica (HDR) e ampla gama de cores – com um ecossistema de TVs Dolby Vision, laptops e monitores para dar aos jogos imagens ultra vívidas além dos padrões atuais de TV e garantir que sua intenção artística seja preservada para todos os jogadores.

Custo-benefício Dolby Vision

É preciso considerar alguns fatores ao credenciar a tecnologia Dolby Vision como escolha ou não. A primeira é entender que seu custo é maior se comparado a todas as outras versões HDR especialmente pelo fato de ter que pagar pela licença de uso. Do ponto de vista dos produtores de séries, filmes e etc, o peso desse aspecto também é sentido, tendo que investir mais na produção especificações de compatibilidade.

Os aparelhos de TV que vêm equipados com essa tecnologia normalmente são os de preços elevados, afinal estamos falando da melhor capacidade de tradução de cores e vivacidade de brilho. Nos smartphones, é possível ver a tecnologia presente em algumas versões de iPhones e modelos da LG.

Vale ressaltar que quem investir em Dolby Vision terá também a tecnologia HDR10 ao seu dispor, o que NÃO acontece se o investimento for contrário (adquirir HDR10 pensando em usufruir Dolby Vision). Logo, entender se os modelos dos dispositivos possuem ambas utilizações é um fator importante a considerar.

Dolby Vision IQ

Pincelando as próximas tendências, a Dolby Vision IQ precisa ser mencionada como a evolução do formato que falamos nos parágrafos anteriores. Ela permite mudanças da luz ambiente, usando o sensor da televisão para alterar sombras, contrastes e brilhos de acordo com o espaço no qual o aparelho está. Magnífico, não?

Detectar os níveis de brilho, opacidade e vivacidade em modo automático é um avanço e tanto. Essa tecnologia foi introduzida em 2020 e ainda não está presente em smartphones, apenas em TVs. Vale ficar atento para um possível investimento no futuro, por que não?

Compatibilidade de conteúdos

Conteúdos para tiver proveito da tecnologia Dolby Vision precisam de compatibilidade com Blu-Rays e streaming. De certa forma, essa especificidade pode limitar um pouco a utilização, mas se pensarmos na crescente demanda e produção de conteúdos voltados a streamings (sobretudo filmes) é natural a evolução da escolha Dolby Vision para esses fins.

Abaixo, listamos os serviços que fazem uso Dolby Vision em suas produções:

  • Amazon Vídeo;
  • Netflix;
  • Disney +;
  • Apple TV + e Apple Movies.

Em games, o padrão HDR dinâmico é o mais utilizado, mas é possível localizar algumas plataformas compatíveis com o Dolby Vision, tais como o Xbox One X e o PlayStation 5 (este que vem com a permissividade de você optar por HDR10+ ou Dolby Vision).

Por Cirilo Souza

Atualizado em 28/10/2021