Dois monitores: estender ou duplicar?

Embora pareça que o uso de vários monitores é uma exclusividade dos profissionais que trabalham com edição de imagem e vídeo, utilizar dois monitores é mais comum do que se imagina. Outra ideia equivocada é que este recurso está restrito aos usuários gamers.

A necessidade de ampliar telas contempla diversos perfis que usam dispositivos que processam dados. O recurso se destina a todos, para quem precisa estender monitores em ambientes domésticos ou duplicar a área de trabalho em espaços corporativos.

As justificativas para conectar dois monitores simultaneamente variam tanto quanto as maneiras para chegar neste resultado. Portanto, este recurso deixou de ser uma luxuosa exigência de públicos especializados e caiu no gosto popular.

2-monitoress-2
Exemplo de monitores exibindo área de trabalho estendida.

A urgência para operacionalizar vários programas simultaneamente justifica a opção por uma plataforma multiview. Como por exemplo, poder controlar aplicativos enquanto realiza leitura em outro display, participar de conferências e acessar documentos importantes, navegar na internet enquanto executa tarefas e tantas outras funções.

Porém, a busca excessiva por eficiência e produtividade pode ocasionar prejuízos na saúde ocular, corporal ou psíquica. Assim, uma avaliação sóbria da real necessidade pode garantir resultados satisfatórios para quem precisa usar multijanelas.

Esta matéria pretende ajudar o leitor a pensar meios possíveis para criar um ambiente multitarefa em casa ou no trabalho. Antes de fazer investimentos entenda a diferença entre estender e duplicar monitores.

Para duplicar telas em ambientes corporativos

Quem precisa duplicar telas em espaços corporativos tem bastante opção de dispositivo que auxilia nesta tarefa.  A função de duplicar telas não se limita a dois monitores e pode ser aplicada em distâncias ilimitadas.

Duplicar um display é o mesmo que espelhar uma mesma tela em outros monitores. Como o próprio nome indica, os dados exibidos em um display de origem serão reproduzidos igualmente em outros aparelhos de exibição.

256712-00-splitter-hdmi-1-entrada-4-saidas-cirilocabos
Splitter HDMI, 1 entrada 4 saídas – Cirilo Cabos

Uma solução eficaz para repetir a imagem de um monitor em um televisor ou projetor é o distribuidor de sinal. O splitter é um dispositivo de hardware capaz de espelhar dados em várias telas. Existe modelo para repetição em 1×2 telas, 1×8 telas, 1×16 telas ou até mais.

Em ambientes corporativos o display faz parte da decoração do espaço. É o que ocorre nas academias, restaurantes, consultórios, eventos itinerantes ou até em templos religiosos. Para este casos, o Splitter HDMI é uma excelente solução para distribuir sinal digital. Por outro lado, para repetir sinais analógicos existe Splitter VGA ou Distribuidor RCA. A escolha estará condicionada as opções de porta de entrada das telas de exibição.  

778493-04-Distribuidor-Video-Splitter-RCA-1-para-4-cirilocabos
Distribuidor Vídeo, Splitter RCA 1 para 4 – Cirilo Cabos

Leia sobre a diferença entre sinal digital e analógico na matéria A versatilidade dos Conversores    

Para estender a área de trabalho

Se a necessidade é trabalhar com dois monitores, então, será preciso estender a área de trabalho do laptop ou desktop. Neste caso, cada tela pode exibir um conteúdo distinto. Em cada display será possível exibir uma atividade diferente.

Estender a área de trabalho significa ampliar o campo de atuação. Esta função pode contribuir para aumentar o fluxo de trabalho, tornar a execução das tarefas mais rápida e otimizar ações durante seu dia.

Esta função atende com precisão os profissionais de edição de imagens ou usuários gamer. Nas edições de vídeo você pode ter em um monitor o preview da imagem em tela cheia e no segundo monitor todo os recursos necessários.

Os gamers profissionais que jogam online podem ter um monitor com o jogo, e, no outro display, o codificador e o navegador para acompanhar a transmissão ao vivo. Assim, em duas telas podem experimentar uma imersão completa.   

685611-Adaptador-USB-2-2
Adaptador de Vídeo USB 2.0 VGA, DVI, HDMI – Multi Display UGA

O dispositivo que auxiliar na tarefa de estender telas é o Adaptador de Vídeo USB 2.0, VGA, DVI e HDMI. O Multi Display da UGA permite criar multi-display no laptop ou desktop.

Para estender monitores utilizando cabos

O usuário avançado que desejar estender monitores para uso doméstico pode optar pelo uso de cabos, se o dispositivo de processamento oferecer a opção de saídas de vídeo adicionais e o sistema operacional permitir configuração para tela estendida.

Neste caso com um cabos VGA, um cabo HDMI, um cabo Mini Displaypot ou cabo Displayport é possível conectar os monitores diretamente no laptop, ou desktop. Será preciso investigar a porta de entrada do monitor para escolher o cabo compatível.  

Gostaria de ver um vídeo do Cirilo Souza demonstrando como configurar o notebook para estender a área de trabalho utilizando apenas um destes cabos? Deixa um comentário e faremos uma matéria exclusiva e um vídeo sobre o tema.

Article Tags : , , , ,
Por Priscila Leal

Atualizado em 19/09/2019