Dicas e dúvidas sobre Fita de LED e suas aplicações

Elas estão por todos os lugares. Sinalizações de placas, outdoors, painéis luminosos de aeroportos e rodoviárias, painéis de trânsito, iluminações industriais, iluminações corporativas e também em contextos voltados unicamente para a decoração interior e exterior. A Fita de LED é o tema do nosso post, que vai trabalhar com dicas e respostas para as principais dúvidas sobre seus tipos aplicações.

Vale destacar de antemão que a fita LED possui uma instalação fácil, custos acessíveis e economia de energia. Bateu curiosidade para saber mais vantagens do seu uso? Fique conosco e acompanhe as próximas linhas.

Antes disso, destacamos no site da Cirilo Cabos duas categorias que podem ser bastante úteis para seu projeto e compra: a primeira é referente às Lâmpadas de LED, que você pode acessar clicando aqui; a segunda é para Fita de LED e Fonte, tema do nosso post, que você pode acessar aqui. Compre já com segurança e entrega rápida na Cirilo!

O que é a Fita LED

O conceito do produto é simples de explicar: vários LED’s agrupados (normalmente de tamanho pequeno) que formam uma espécie de tira. Seu tamanho pode variar, pois tudo dependerá da finalidade para qual aquela ‘tira LED’ foi concebida. Fato é que seu material de fixação conta com um adesivo super-resistente, este que permite a colocação da fita em qualquer lugar que se deseja.

Seu funcionamento atua em conjunto com uma fonte específica para fita LED, que normalmente já vem na compra – porém é bom se certificar disso. Essas fontes podem ligar até mais de uma fita dependendo do tamanho, então fique atento às especificações. A composição da fonte pode lembrar uma colmeia, pois os espacinhos na parte de cima são próprios para ventilação e segurança no momento da utilização.

Você encontrará uma enorme variedade de fitas LED no mercado, uma vez que seus formatos, cores, modelos, voltagens e tamanhos são bastante mesclados. Em um mesmo projeto é possível utilizar LED RGB e LED Branco, podendo aplicar também Fita 5050 e 3528 (explicaremos todas essas terminações a seguir) sem que ocorra nenhum problema. A demanda é quem dita as regras do jogo – e da compra.

Vantagens de usar Fita LED

O primeiro destaque para as vantagens de se usar LED é o baixo consumo de energia. Isso ocorre porque os LED’s são capazes de transformar pequenas quantidade de energia em luz radiante. A adaptabilidade do uso é outro fator agregado positivamente no produto: são ajustáveis em praticamente qualquer lugar, aplica-se desde o uso doméstico e decorativo ao informativo e público, em grandes painéis de informação ou placas de sinalização, por exemplo. A durabilidade é extensa, operam em tensões baixas de 12V e 24V, proporcionando uma vida útil de grande duração – alguns modelos podem atingir 10 anos de uso.

Ela é um item decorativo em razão da sua não emissão de calor, raios infravermelhos ou ultravioletas, e o que isso significa? Que coloca-la em um ambiente próximo de plantas, papeis, cortinas, vidros, metais ou água não acarretará em danos. O que vale observar aí é o uso aplicado para cada situação, vejamos alguns exemplos: se você pretende iluminar uma piscina, compre um modelo à prova d’água; se a iluminação é corporativa, de repente em um lugar pouco frequentado e que pode acumular sujeira, tenha em mãos uma LED resistente à poeira.

Onde posso utilizar a Fita LED?

Aí vai uma lista de lugares onde a fita LED pode ser usada: salas, quartos, banheiros, escritórios, fachadas, balcões, escadas internas e externas, tetos, paredes de qualquer ambiente interno ou externo, móveis, vitrines, painéis, jardim, piscina, estúdios, placas… e por aí vai.

Ela é um elemento decorativo que pode dar um charme especial em bares, restaurantes, baladas e, claro, ambiente temáticos. A Fita LED RGB é a mais requisitada nesse contexto, pois a terminação RGB indica que a fita é colorida, proporcionando feixes animados e coloridos. É praticamente um desafio entrar em um estabelecimento e não ver uma iluminação LED, por mais simples que seja. Considerando a boa duração e as poucas manutenções, torna-se assim um item especial.

Fita LED 5050 ou 3528?

São dois os tipos de Fita LED mais comuns para você adquirir: 5050 e 3528. Elas contam com especificações diferentes entre si e aplicações que podem fazer total diferença no seu projeto e, sobretudo, no bolso. Afinal, se é possível acertar 100% na compra de um modelo condizente com a demanda, por que não fazer isso, certo?

A Fita 5050 possui maior potência que a sua ‘concorrente’, com 14,3 watts por metro em comparação aos 4,8 watts da Fita 3528. Isso presume que a utilização do primeiro modelo é adequada para uso geral e amplo, pois o feixe de luz é potente o bastante para um maior alcance; por sua vez, a Fita 3528 torna-se mais cabível ao contexto doméstico ou corporativo de adornar objetos e iluminar pequenas partes específicas.

Os LED’s da Fita 5050 são maiores e isso acarreta em um consumo maior de energia – mas calma, não é uma diferença substancial na conta de luz. O ponto em comum de ambas são as cores comercializadas: são possíveis de serem compradas com as tonalidades RGB, Violeta, Verde, Azul, Rosa, Branco Quente, Branco Frio e Branco Neutro.

Os preços podem variar do local da compra e do tamanho desejado.

Dica de Fita LED e sugestão de compra da Cirilo

Fitas LED recebem classificações de proteção denominadas IP (Ingress Protection, na tradução literal). É de suma importância saber sobre a resistência do item, já que as proteções são inúmeras: existem as proteções contra imersão, submersão, poeiras, gota d’água, jato d’água, poeiras, proteção contra objetos e entre outras. Tem também os modelos que não apresentam nenhuma especificação de proteção, sendo direcionadas para uso interno em locais simples e de baixa ou nenhuma umidade.

Ciente de todo esse contexto apresentado, deixamos abaixo uma sugestão de compra na Cirilo Cabos para uma Fita LED de qualidade e com inúmeros benefícios.

Trata-se da Fita LED Auto Adesivas SMD-5050 RGB 60/M – 5 metros, que acompanha controle remoto na compra. É um produto com proteção de silicone e resistente ao contato com água. E não para por aí, veja abaixo a lista:

– 1 Rolo de Fita LED RGB Adesiva de 5 Metros;

– 1 Fonte 12v 1A Plug P4.;

– 1 Controlador RGB;

– 1 Controle Remoto;

– Ultra intensidade de luz;

– Número de LEDs SMD: 300;

– Leds RGB (RED, GREEN, BLUE), formando várias combinações de cores;

– Flexível;

– Tensão: 12v;

– Livre de manutenção, e instalação fácil;

– Garantia de 3 meses.

Considerações finais

Esperamos que o texto tenha dado uma luz (sacou o trocadilho?) na compra da sua Fita LED. A Cirilo Cabos preza por uma experiência completa, dentro do melhor orçamento possível para seu bolso e com o melhor da qualidade e tecnologia. Fique conosco e até a próxima!

Por Cirilo Souza

Atualizado em 06/01/2022