Dicas para instalar a TV

As promoções de final de ano estão chegando e costumam aparecer várias propostas acessíveis de televisores com tecnologias irresistíveis: HD, FULL HD, 4K e até 8K. Está pensando em organizar a compra e o projeto de instalação de um novo televisor?

Então, este texto pode auxiliar na montagem de uma lista com pontos importantes para dar atenção. Encontre algumas dicas selecionadas em uma pesquisa sobre o tema e veja também alguns modelos de Suporte para TV.

1-4-1024x635
Imagem com TV instalada na parede.

Embora seja uma tarefa executável por alguém sem especialização no assunto, fazer a instalação do aparelho de televisão exige alguns cuidados quanto ao local, posição, distância e outras questões.

Leia o manual e anote informações

Antes de pegar a furadeira e começar a marcar a parede leia o manual para anotar as informações mais elementares sobre seu televisor. Verifique os detalhes técnicos e as instruções do fabricante sobre como deve ser feita a instalação.

Neste momento preliminar observe onde fica a rede elétrica e a distância até os cabos, para evitar que a instalação seja feita distante da tomada ou dos demais equipamentos associados ao televisor.

Um aspecto importante é a iluminação, analise onde estão os pontos de entrada de luz do ambiente para evitar reflexos na tela da TV. A iluminação do ambiente é um critério importante para ter uma experiência televisiva satisfatória.

2681868-2-1024x826
Evite instalar a televisão de frente para janelas ou fontes intensas de iluminação externa.

Confira o diâmetro da sala, anote a distância entre a parede onde ficará o televisor e o sofá ou onde ficará o telespectador. Selecione as ferramentas necessárias para o processo e não esqueça de usar um nível para evitar que a TV fique torta.

A maioria dos televisores (LCD) possuem os requisitos necessários para realização de uma montagem na parede ou em raque. Verifique se a TV é montável observando a parte traseira do eletrônico.  

Se encontrar quatro ou mais opções de parafuso de rosca atrás do aparelho, então, a televisão pode ser instalada em uma parede ou ser embutida em um móvel.

O que é o padrão VESA?

Saber o que é o padrão VESA, e, como utilizá-lo, auxilia para que a compra do suporte seja ajustada ao tipo de aparelho. Para evitar problemas na instalação, recorra ao VESA e verifique quais medidas sua TV apresenta.

O padrão de furação localizado no verso da TV trata da distância entre as roscas que, ajustadas ao suporte, receberão os parafusos de fixação. Utilize uma régua ou trena para medir a distância entre os furos.

Tamanho da TVPadrão VESAPolegadas
Pequena100 × 100 mm13″ – 27″
Média200 × 200 mm23″ – 42″
Média400 × 400 mm10″– 55″
Grande400 × 400 mm23″ – 55″
Grande600 × 400 mm37″ – 70″
Grande800 × 400 mm 37″ – 70″

Fonte: Brasforma

Para identificar o padrão VESA do seu televisor consulte o manual ou verifique no verso do televisor. O padrão indicado servirá de orientação para uma compra segura do suporte compatível com o aparelho.

A Distância ideal da TV

A distância da TV é importante para a saúde ocular do telespectador. Existem instrumentos que auxiliam na hora de verificar a medida aproximada que melhor se ajusta para cada caso.

Para quem curte uma calculadora a tabela a seguir demonstra como fazer o cálculo de forma correta.

Resolução Padrão (480p)Distância TV (metros) x 12 = medida ideal
Resolução HD (720p) Distância TV (metros) x 18 = medida ideal
Resolução Full HD (1080p) Distância TV (metros) x 21 = medida ideal

Fonte: google

Para quem prefere uma resposta mais direta veja a tabela com as distâncias recomendadas entre a tela da televisão e o telespectador.

PolegadasDistância mín.Distância máx.
26″1 m2 m
32″1,2 m2,4 m
37″1,4 m2,8 m
40″1,5 m3 m
42″1,6 m3,2 m
46″1,75 m3,5 m
50″1, 90 m3,8 m
52″2 m4 m
55″2,10 m4,20 m
60″2,20 m4,60 m

Fonte: Brasforma

Modelos de suporte

Tomando os cuidados listados acima a compra do suporte será assertiva e não haverá arrependimentos. Existem algumas opções de modelo de suporte no mercado, eles estão divididos em quatro categorias: articulados, fixos, inclináveis e de teto.

Modelos Articulados

Estes modelos são articuláveis como o próprio nome sugere. Eles asseguram certa mobilidade na localização do aparelho, ou seja, permite que você possa movimentar a televisão para ajustar na melhor posição.

O sentido da articulação inclui giro lateral que explora a esquerda e a direita. Existem os modelos Bi-articulados que também movimentam para cima e para baixo. Os suportes articulados facilitam na mudança de direção da TV.

826-02-suporte-articulado-tv-led-lcd-e-plasma-23-a-55-sbrp145
Suporte Articulado TV LED, LCD e Plasma 23” a 55” – SBRP145

Além da vantagem de poder mudar a posição do aparelho de lugar, este suporte facilita o acesso aos cabos porque pode afastar o televisor da parede, estendendo o eletrônico para frente.  

Os suportes articulados são úteis em ambientes com pouco espaço: apartamento, escritório, recepção e salas pequenas. Escolha este modelo se precisa de mobilidade na utilização espaço.

Modelos Fixos

Diferente dos articulados, os suportes fixos são indicados para as situações onde o aparelho pode ficar estático na parede. Estes modelos ficam bem próximos da parede, na menor distância possível, por isso o acesso aos cabos fica condicionado a retirada do aparelho do suporte.

Por outro lado, são mais simples de instalar. Estes modelos fixos vão deixar a televisão com a aparência de um quadro colocado na parede, permitindo que o ambiente fique organizado e com visual elegante.

329664-suporte-fixo-para-tv-de-14-a-71-infinit-multivisao1-1
Suporte Fixo para TV de 14” até 100”, Infinit – Multivisão

Modelos de Teto e Inclináveis

Os suportes de teto para TV possuem o benefício de ampliar o campo de visão para que a tela seja visualizada de qualquer posição do cômodo. Os modelos mais comuns permitem um giro de 360 graus, ou seja, possibilidade de direcionar a tela em todos os ângulos possíveis.

Vários modelos possuem a vantagem de ajuste do tubo que sustenta o aparelho, permitindo aproximar ou distanciar do teto. E, em alguns casos os fios podem passar por dentro do tudo, dando um acabamento profissional e minimalista.

Outra opção presente nestes modelos é a possibilidade de fazer inclinações para evitar possíveis reflexos na tela do televisor. A angulação de inclinação varia de produto para produto.

SKY3002
Suporte de Teto SKY30 – com Inclinação

Para situações em que a inclinação precisa ser mais acentuada existem os modelos Inclináveis. Estes modelos podem explorar ao máximo a possibilidade de inclinação permitindo o extremo conforto.

Estes ajustes podem ser feitos com o uso de uma ferramenta ou com o leve toque das mãos. Cada produto terá especificações indicadas pelo fabricante, antes de confirmar a compra tire todas as dúvidas com a equipe de vendas.   

suporte-de-teto-com-inclinacao-para-tv-32-a-52-sky-pro-medio-altura-750-a-1-400-mm-multivisao-131749
Suporte SKY-PRO Medio – com inclinação TV de 32″ até 65″

A escolha correta do Suporte de TV garante que os recursos do aparelho sejam explorados de modo satisfatório, e, que a instalação tenha um acabamento profissional, contribuindo para o equilíbrio do ambiente. Um suporte ajustado ao ambiente otimiza e decora o espaço .

O que achou do conteúdo? Deixe um comentário sobre o que mais gostou.

Article Tags : , ,
Por Priscila Leal

Atualizado em 31/10/2019