Aprenda o que é e as vantagens do Cabo Manga

Independente se seu trabalho ou projeto necessite de conectores, cabos, adaptadores, conversores ou qualquer outro produto que envolva tecnologia e que seja interligado ao universo da Cirilo Cabos, a preocupação é a de sempre garantir qualidade, estabilidade e segurança para que tudo ocorra da melhor maneira possível – e que o objetivo final seja atingido conhecendo suas vantagens do cabo manga e caracteristicas.

Entrando nas especificidades do tópico, sabemos que áudio é um assunto amplo e, por vezes, delicado. Qual cabo tem a saída de som que eu busco? Existe um tipo de cabo específico para circuitos de segurança? Quais as diferenças entre eles? Perguntas do tipo não são tão simples de responderem, mas o nosso esforço é levar o conhecimento necessário para uma experiência boa e uma compra precisa.

É nesse contexto que surge o cabo manga, um importante condutor presente em sistemas eletrônicos industriais, circuitos de segurança eletrônica, automações bancárias e sistemas automatizados prediais. Bastante singular esse modelo, não? E você sabia que o cabo manga tem proteção extra e é um dos mais seguros cabos entre todos os existentes no mercado? As vantagens não param por aí, e serão descritas nas próximas linhas.

Vale dar um pulinho na Cirilo Cabos e observar as melhores opções para cabos de áudio que nosso site oferece. São ofertas imperdíveis e com o melhor da tecnologia. Confira o catálogo clicando aqui e aproveite agora!

Cabo Manga e seus tipos

A utilidade do cabo manga, conforme apresentamos anteriormente, é bastante vista em contextos de instalações elétricas. Isso inclui sistemas de segurança e projetos de cabeamentos automatizados para prédios, uma vez que a extensão do cabo manga e sua flexibilidade se enquadram nas características necessárias para preencher esse cenário.

São, basicamente, três tipos de cabos manga no mercado:

Cabo Manga BT: este modelo leva as iniciais BT correspondendo à especificação Blindado Trançado, com cobertura antichama. Os condutores são em cobre nu com um aspecto de malha de condutores trançada, o que permite um isolamento bastante eficiente contra ondas eletromagnéticas;

Cabo Manga BFA: este aqui apresenta as mesmas propriedades que mencionamos sobre o cabo manga BT, mas as diferenças substanciais são duas. A primeira é a de que o BFA é feito com fita de poliéster de alumínio, já a segunda e bastante importante é que o modelo possui um fio dreno de cobre capaz de fazer a função do condutor para aterramento, diferente do BT que tem condutor dreno realizado com a própria malha trançada.

Cabo Manga SB: se os dois primeiros cabos manga apresentam blindagem em sua composição, o tipo manga SB significa Sem Blindagem, este que também não possui condutor dreno. Tecnicamente falando, seu uso é para locais em que não haja interferências eletromagnéticas.

Essas variações normalmente não comprometem nenhuma parte do rendimento. O que é preciso levar em consideração na compra é a necessidade ou não de blindagem. Considerar a interferência de ondas eletromagnéticas é fator principal no momento da instalação.

Vantagens do Cabo Manga

Aqui vão algumas vantagens do cabo manga:

Isolação: Polietileno ou Policloreto de vinila, PE ou PVC/A (70°C). Essa cobertura em PVC LMP não prejudica o meio ambiente, além de ser altamente resistente às interferências;

Segurança contra incêndios: conforme citamos nos parágrafos acima, dois dos três modelos de cabo manga são blindados e antichamas, uma vantagem extremamente importante para a não propagação de incêndio e proteção diante de faíscas eventuais;

Flexibilidade: composição simples e flexível, os cabos manga não endurecem e são apropriados para instalações com dobras e de distâncias consideráveis. Esse ponto positivo é o que o faz ser bastante cotado para circuitos elétricos e sistemas de segurança;

Cores: as cores facilitam muito a instalação. Você encontrará no mercado opções em vermelho, amarelo, bege, azul marinho, branco, laranja, verde, preto, cinza roxo e marrom.

Preços e investimento

Os pontos principais que vão nortear os preços para cabo manga são, basicamente, dois. O primeiro é o número de vias do cabo. Quanto mais vias de condução, maior o preço – ainda que não seja de fato uma diferença significativa de custo. O segundo fator é a blindagem, que logicamente aumenta o valor de entrega do produto, elevando assim o seu preço final.

Não entramos muito nas questões de metragem pois isso varia de projeto para projeto. Cabos com metragens pequenas podem ser mais caros que cabos com metragens levemente superior, o que vai depender aí, de fato, serão as vias e se o produto é blindado ou não.

Nossa dica, independente da especificação do seu projeto, é: compare preços e opte sempre pela qualidade comprovada. Cabos Manga funcionam para CFT, Automação Residencial, Automação Bancária e Automação Industrial, cenários importantes demais para serem preenchidos com ‘qualquer coisa’.

A Cirilo Cabos trabalha com cabos desenvolvidos sob medida para qualquer demanda. Vale ressaltar que temos opções de cabos nas seguintes variações e vias:

Cabo manga 4×22 awg

Cabo manga 6×22 awg

Cabo manga 10×22 awg

Cabo manga 4×26 awg

Cabo manga 6×26 awg

Cabo manga 10×26 awg

Esperamos que esse texto tenha dado uma luz sobre o tema e auxilie você em uma compra assertiva. E não se esqueça: a Cirilo Cabos é referência de qualidade, estamos aqui para o que você precisar.

Até a próxima.

Por Cirilo Souza

Atualizado em 23/12/2021