WhatsApp disponibiliza carrinho de compras para vendas no aplicativo

O aplicativo de mensagens WhatsApp lançou a função do carrinho de compras integrada à sua versão Business, esta que é a opção de uso para pequenos empreendedores e lojas/empresas que fazem uso do programa.

O intuito é facilitar e dar rapidez às vendas com o auxílio do acesso ao carrinho diretamente conectado aos produtos escolhidos pelo comprador e, uma vez catalogados, enviar em forma de lista ao vendedor.

Em nota oficial referente ao lançamento, a empresa ressalta: “Os clientes podem conferir a disponibilidade de produtos e serviços, enquanto as empresas podem organizar estrategicamente as conversas com base em itens específicos”. 

Ainda no embalo da publicação, a utilização do WhatsApp como meio de se fazer negócio (especialmente nos tempos atuais de pandemia) também foi citada como motivo de busca para melhoras no aplicativo.

“O uso do WhatsApp para fins comerciais cresce a cada dia, e queremos facilitar ainda mais essa experiência para empresas e clientes”, finalizou a empresa.

É preciso observar que, até o momento, não houve inclusão de nenhum sistema de pagamento integrado ao app até esta atualização vigente.

O carrinho apenas organiza os pedidos do cliente e envia-os na mesma aba de mensagem juntamente ao comprador, que por sua vez dará continuidade no relacionamento para combinar as formas de pagamento.

Entenda como utilizar o carrinho de compras

A utilização do novo recurso é fácil e simples, siga o passo a passo:

blog.whatsapp-1024x576
Carrinho de compras do WhatsApp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)
  • Uma vez que você esteja conversando com uma conta WhatsApp Business, acesse o catálogo de produtos (caso ele seja disponível pelo (a) vendedor (a)) – esse ícone aparecerá no topo da conversa;
  • Escolha um produto e, logo após, aperte em “Adicionar ao carrinho”. Caso opte por comprar mais produtos, aperte na opção “Continuar comprando”;
  • Uma vez terminada a seleção dos produtos para a compra, aperte no ícone do círculo com uma seta – parecido com o botão de enviar mensagem.

A partir daí o pedido será enviado ao responsável e estará presente na conversa, para que tanto o vendedor como o comprador tenham acesso ao histórico.

Ainda segundo o WhatsApp, “um pedido não é concluído por completo até o vendedor confirmar o pagamento”.

Facilitando a compra no WhatsApp com carrinhos (vídeo: Divulgação/WhatsApp)

Por Cirilo Souza

Atualizado em 30/06/2021