Você sabe quais são os diferentes tipos de chave em seu Kit Jogo de Chave de Precisão?

Seu Kit Jogo de Chave de Precisão é um utensílio que não pode faltar em nenhuma caixa de ferramentas, já que é utilizada em diversas etapas de uma reforma. Mesmo assim, a peça ainda gera algumas dúvidas, pois existem no mercado diversas versões da ferramenta.

Conheça quais são os tipos mais comuns e para que servem. Garanto que você tem algumas delas na sua casa! 

01-1024x576

01 – Chave de Fenda

Este modelo possui uma ponta estreita e achatada, ideal para parafusos que possuem uma fenda simples. 

A chave de fenda, chave de fendas ou chave de parafusos é uma ferramenta de metal com cabo de material variado, geralmente plástico ou acrílico, podendo também ser isolada, de ponta chata e estreita. Sua função é ser introduzida na fenda de um parafuso (tipo fenda) para girá-lo, apertando-o ou afrouxando-o.

02 – Chave Phillips

Também conhecida como chave estrela, a Phillips é a protagonista de uma das maiores dúvidas sobre a ferramenta: a diferença entre ela e a chave de fenda. A resposta é simples, a diferença é a sua ponta que, além de ser fina, possui um formato de fenda cruzada. Chave de fenda cruzada: É a denominação correta da chave utilizada no parafuso com cabeça chamada “Phillips”.

03 – Chave TORX

A chave TORX tem o formato de uma estrela de seis pontas e é muito utilizada na indústria automobilística e em equipamentos e brinquedos eletrônicos. Já que sua fenda foi feita para gerar uma pressão maior ao apertar o parafuso.

A chave TORX possui uma resistência maior a pressão de encaixe do que a chave Phillips pelo seu formato do encaixe como uma cabeça de parafuso. A cabeça da chave Phillips é projetada para pular fora da fenda evitando assim que um aperto muito forte possa danificar o encaixe. Por esta razão as indústrias usam mais a chave TORX pois são mais eficientes em processos automatizados.

02-1024x576

04 – Chave Pozidriv

O formato desse modelo é semelhante à chave Phillips, mas a chave Pozidriv deve ser usada em parafusos que além de possuírem a fenda cruzada, tenham um “X” desenhado sobre ela.

É a chave utilizada nos parafusos Pozidriv ou SupaDriv. Muito semelhante aos parafusos Phillips, tem em comum com este, a mesma empresa desenvolvedora do projeto e patente: a Companhia Parafuso Phillips. O nome deriva de uma abreviatura da palavra (em inglês) positive drive. A diferença básica entre os parafusos Pozidriv e Phillips e na aplicação da chave.

Enquanto a Phillips tem a sua cabeça reta, o cabeçote dos parafusos Pozidriv possuem uma depressão (ou cavidade) em seu centro para que a chave Pozidriv não deslize para fora da “fenda”. Muitos acreditam ser a Pozidriv uma versão melhorada da Phillips.

05 – Chave Allen

A chave Allen possui uma ponta de seis lados (como se fosse um hexágono) e sua utilização é comum na indústria automobilística e mecânica. Esse modelo é ideal para trabalhos em locais de difícil acesso e pode ser usada para rosquear parafusos e porcas.

A chave Allen é a ferramenta para os parafusos com cabeçotes que possuem uma depressão (ou cavidade) sextavado em seu centro. A característica principal desta chave é que a mesma não possui punho e seu formato é em “L”, além de um corpo em formato de um tubo maciço hexagonal.

Os primeiros registros deste tipo de parafuso aparecem entre as décadas de 1860 e 1890, através de várias patentes solicitadas em diversas localidades dos Estados Unidos. A fabricação somente foi iniciada nos primeiros anos da década de 1910.

06 – Chave Robertson

A chave Robertson (chamado também de chave de fenda da movimentação quadrada) é a ferramenta para os parafusos com cabeçotes que possuem uma depressão (ou cavidade) quadrada em seu centro.

É uma chave de uso rápido, muito utilizado na indústria automobilística, pois o próprio Henry Ford autorizou sua utilização em suas fábricas no Canadá. Os parafusos tipo Robertson são muito comuns no Canadá porque seu idealizador foi o canadense Peter Lymburner Robertson (P. L. Robertson), que patenteou este tipo de parafuso em 1909 (ele inventou um ano antes, em 1908) e recebeu a patente americana em 1911.

03-1024x576

07 – Chave Tri-Wing

É a chave para os parafusos Tri-wing (às vezes chamado de parafuso entalhado triangular ou o parafuso com três “asas”). Muito utilizado em equipamentos eletrônicos, possui, em seu cabeçote, um pequeno buraco triangular ao centro e três entalhes radiais (vazados) saindo de cada lado deste triângulo, lembrando muito três asas. Sua utilização em equipamentos eletrônicos, como consoles de video-games, telefones ou similares, deve-se a dificuldade de encontrar-se a sua respectiva chave no comércio especializado e assim, os fabricantes mantém a integridade do produto dentro da garantia ou forçando o cliente a leva-los em uma assistência técnica.

08 – Chave Torq-Set

A chave Torq-Set possui uma ponta específica para parafusos com um formato de dois “L” invertidos. Sua utilização é muito comum na indústria aeronáutica.

09 – Chave Spanner

Esta chave é a mais diferente, pois sua ponta possui dois pontos, no formato de uma tomada. É muito usada no reparo de elevadores, pois foi projetada para impedir manipulação e alteração.

Agora, você já sabe sobre os diferentes tipos de chave de fenda, mas na hora de comprar, não se esqueça que possuem diferentes tamanhos. Então, verifique bem o tipo de parafuso que você vai utilizar para não ter erro.

As ferramentas certas irão poupar esforço e otimizar o trabalho na sua obra ou conserto.
Até o próximo post

Via: Wikipedia

Por Cirilo Souza

Atualizado em 07/07/2020