Você sabe para que serve o Cabo MIDI?

Tendo em vista o universo infindável de cabos existentes no mercado, é natural que um ou outro modelo de conector passe despercebido ao nosso conhecimento. Por vezes, aquele tipo específico de produto é concentrado em poucos nichos de utilização, fazendo com que a gente pouco se depare de forma prática com seu uso Cabo MIDI.

Partimos da premissa de que uma compra assertiva passa pelo entendimento completo das funções e utilizações de qualquer que seja o item, então por isso desenvolvemos esse texto objetivo para falar do Cabo MIDI e de suas aplicações. Você sabe para que serve? Como utilizar? Suas vantagens? Um spoiler: tem a ver com música. Acompanhe os próximos parágrafos para compreender tudo sobre esse importante cabo.

Dica para uma espiadinha: pegando embalo no gancho sobre música, deixamos a seguir um hiperlink para você conferir nosso catálogo para cabos de microfone.

A mais absoluta qualidade com o melhor preço do mercado você encontra na Cirilo Cabos. Clique AQUI e veja!

O Cabo MIDI e seu significado

Para começo de conversa, vamos ao seu significado. MIDI tem por definição Musical Instrument Digital Interface, que traduzindo para o português vira interface digital de instrumento musical. Logo, temos a certeza que sua aplicação se dá no nicho musical, interligando-o ao contexto do primeiro parágrafo em que a prática se restringe a contextos específicos.

Afinal, para que serve?

Com o Cabo MIDI, você pode produzir músicas utilizando o computador, controlar efeitos sonoros de um show e até mesmo alternar as expressões sonoras de intensidade, duração, timbre e demais recursos para estilos sonoros. Este cabo recorre à tecnologia padronizada de comunicação entre instrumentos musicais e equipamentos eletrônicos. Desta forma, você estabelece conexão entre instrumento eletrônico, sintetizador e computador.

A compatibilidade com os sistemas operacionais Windows e Mac apresenta a vantagem de não necessitar da instalação de drivers adicionais, com encaixe e leitura imediata assim que conectado. A função MIDI transmite informações de uma ponta do cabo para outra em via única, então se o propósito é estabelecer uma conexão de ida e volta de informações, é preciso ligar dois cabos.

Aparelhos e softwares compatíveis com o MIDI

A lista de softwares e aparelhos que possuem compatibilidade com a conexão MIDI é extensa, vamos apresentar a seguir.

Equipamentos/aparelhos musicais compatíveis:

Teclados, Baterias eletrônicas, Módulos, Pedaleira, Pianos, Guitarras, Mesas de som, Contrabaixos, Entre outros com entrada MIDI.

Softwares compatíveis:

Adobe Audition, Cakewalk, Sonar, Sound Forge, Logic, Cubase, Guitar Rig, Finale, Encore, Reason.

Algumas especificações técnicas do Cabo MIDI

Aí vão algumas informações do ponto de vista técnico para cabos MIDI do mercado:

Possui 16 canais de entrada e saída;

Muitos utilizam conexão USB (especialmente a 2.0);

Indicador de funcionamento (que normalmente é por luz);

Não necessitam de fonte de alimentação externa;

Alguns modelos podem apresentar pontas metálicas;

A metragem do cabo não interfere em nada sua nitidez.

Considerações finais

Esperamos que este artigo tenha proporcionado um conhecimento novo ou reforçado acerca do Cabo MIDI e suas funções. Tenha uma boa compra, com o melhor da tecnologia e da segurança, respaldado por informações precisas e sempre de acordo com seu contexto. Vamos juntos!

Por Cirilo Souza

Atualizado em 11/02/2022