Você sabe a diferença entre Micro USB e USB-C?

Quem está inserido diariamente no universo de cabos e conexões sabe que é bem normal algumas confusões que nossa cabeça cria em relação às funções que cada conector exerce para versões Micro USB e USB-C.

Afinal, com a quantidade praticamente inesgotável de adaptadores, conversores, cabos e demais produtos tecnológicos com o propósito de plugar dispositivos e seus periféricos, surge a necessidade de entender bem o que cada modelo pode proporcionar. E nem sempre isso é simples.

Pensando nisso, a Cirilo Cabos traz informações sobre um dos conectores mais comuns do mercado e duas variações que podem causar pequenos equívocos diante da compra ou da conexão em si: o Cabo USB.

Mais especificamente, falaremos das versões Micro USB e USB-C (ou também conhecida como USB Tipo C e USB type C). Você sabe a diferença entre eles?

Sendo mais objetivo ainda do que normalmente somos, responderemos essas e outras dúvidas a seguir. Aproveite para navegar no nosso site e conferir o vasto catálogo USB que temos à disposição.

Um pouco sobre a conexão USB

Presente no mercado desde o fim dos anos 90 (mais especificamente em 1998), a conexão USB é uma das mais tradicionais do mundo – e, sendo bem franco, assim permanecerá por muito tempo.

A sigla corresponde ao significado literal de Universal Serial Bus, com referência ao fato de realizar conexões de energia para dispositivos ou transferência de dados.

Versões de atualização foram lançadas no decorrer dos anos, elevando o patamar do USB à principal conexão de dados por um longo período.

O USB 2.0, por exemplo, trouxe transferências de no máximo 60 Mb/s (megabits por segundo) e intensidade elétrica de 900 mA (miliAmpère). Em seguida veio a versão 3.0, variações dentro do modelo 3. e por aí vai.

Versões Micro USB e USB-C

Seguindo o raciocínio do parágrafo anterior, a evolução tecnológica permitiu que tipos de cabos mais modernos e adaptáveis fossem inseridos no mercado, trazendo mais possibilidade de conexão entre aparelhos – e, como ônus, gerando mais dúvidas de seus consumidores.

A versão Micro USB segue sendo muito encontrada em smartphones, sobretudo nos celulares relativamente mais antigos e simples.

Esse tipo permite a transferência de dados sem a necessidade de um computador e só entrará numa porta de conexão na posição correta, por isso é preciso ter atenção para combinar a porta de entrada com o cabo em si.

Já o USB-C (recapitulando: também conhecido como USB tipo C e USB type C) é o mais recente e eficiente na comparação.

São reversíveis e permitem ser conectados em qualquer posição, com alguns modelos de cabos aparecendo com as duas extremidades em USB-C. A maior parcela dos lançamentos de smartphones e tablets vêm com essa conexão.

Diferenças entre Micro USB e USB-C

Visualmente falando, as diferenças são notáveis. O Micro USB, como seu próprio nome sugere, é uma versão menor que as portas tradicionais, portanto só de bater o olho você saberá que aquele cabo é micro. O tipo C é o padrão mais recente da indústria, e facilmente reconhecido por estar presente na maior parcela dos novos dispositivos eletrônicos do mercado. Um ponto importante de distinção é que o Micro USB exige um lado correto para conectar.

O USB tipo C é um tipo de conector mais resistente, relativamente mais durável e que transmite dados em velocidades superiores ao Micro USB. Essa categoria pode bater taxas entre 5 Gbps e 10 Gbps, atingir 4K de resolução e entregar até 100 W de potência.

Vale ressaltar que o carregamento de baterias nesse modelo é mais rápido também, possibilitando maior usabilidade e tempo de reposição de carga menor. Bom, hein?

Adiantamos que os preços são relativos. Esse fator, inclusive, muitas das vezes não é determinante para dizer qual cabo pertence a qual categoria.

Se você necessita de conectores de extensão maior e compatibilidade maior com aparelhos e periféricos, naturalmente terá de investir mais, então os preços serão maiores do que os cabos de conexões mais comuns e que normalmente disponibilizam poucas variações de compatibilidade. O indicado é sempre procurar bem e perguntar ao vendedor sobre as especificidades da sua demanda.

Pontos em comum

A compatibilidade é o maior ponto em comum de ambos. Isso porque o enorme catálogo de computadores, notebooks, smartphones, tablets, televisões, monitores e outros dispositivos sempre vão apresentar entrada USB padrão, e daí caberá a você plugar a saída em Micro USB ou USB tipo C – a depender do aparelho a ser conectado.

Ambos apresentam boa durabilidade, todavia esse fator também dependerá de como você armazena e utiliza o cabo. Qualquer conector mal armazenado ou torcido não vai ter vida útil longa, concorda?

Por fim, os dois tipos são considerados padrões universais de conexão, em todo lugar que você ir fatalmente haverá uma das duas portas ou mesmo as duas disponíveis para uso.

Considerações finais

Esperamos que esse texto tenha esclarecido as diferenças e aplicações dos cabos USB tipo C e Micro USB, indispensáveis para o mundo atual. Continue no seguindo para mais dicas, sugestões e temas que o Blog Cirilo Cabos traz para ajudar cada vez mais na sua experiência. Até mais!

Por Cirilo Souza

Atualizado em 02/08/2021