Seis tipos diferentes de Alicates e suas funcionalidades

Existem ferramentas do mercado que nunca caem em desuso. Estamos falando daquelas categorias de produtos que são imprescindíveis para qualquer casa, que é ‘pau para toda obra’, que serve também como ferramenta imprescindível de trabalho para o dia a dia de algumas profissões. É nesse contexto que o Alicate se insere. Embora pareça passar despercebido a grosso modo (talvez por ser um objeto digamos mais pontual em seu uso), a importância que essa ferramenta tem para consertos, reparos e trabalhos manuais é, sem dúvida alguma, relevante demais para ter um post só pra si aqui no blog.

Pensando nisso, a Cirilo Cabos leva a você informações valiosas sobre seis tipos diferentes de Alicates e suas funcionalidades. Esse artigo tem caráter informativo para deixa-lo apto a escolher o melhor alicate para cada situação específica de manuseio, além de esclarecer as diferenças entre os modelos e apresentar dicas de compra de cada tipo no site.

Fique conosco, serão linhas valiosas que farão da sua compra a melhor experiência possível a longo prazo.

Vale destacar de antemão que a Cirilo tem um departamento específico para Ferramentas gerais no site. Aqui você encontra chaves, alicates, lâminas, ferramentas para escritório e muito mais, com as melhores ofertas que cabem no seu bolso. Confira o catálogo geral clicando aqui.

1 – Alicate Universal

O primeiro modelo destacado é o mais comum do mercado e possivelmente encontrado em todo ambiente doméstico. O alicate universal pode ser tanto usado profissionalmente como em casa, pois suas aplicações abrangem vários reparos que demandam cortes, pressões, garras, endireitar cabos e parafusos e entre outras tantas possibilidades.

Tem a confecção feita em aço e muitos modelos usam isolação em PVC, o que confere durabilidade extensa e um ótimo custo-benefício na compra. É de fácil manuseio por qualquer pessoa, seja ela profissional ou não.

Dica de compra da Cirilo: destacamos aqui o Alicate Universal 8” Isolado, Profissional – Western, produto feito de material PVC e aço carbono com características profissionais de uso. Confira-o no site clicando aqui.

2 – Alicate de Crimper

A nomenclatura do alicate de crimpar pode variar para alicate de crimpagem ou alicate crimpador, a depender de onde você esteja ou pesquise – e é importante ter em mente que todos os nomes se referem ao mesmo modelo. Esse tipo de alicate é próprio para uso em redes de computadores, cabos de internet e telefonia.

Importante destacar que o manuseio demanda um cuidado maior (e por muitas vezes profissional), visto que suas lâminas desencapadoras são bem sensíveis e demandam atenção no momento do corte/reparo.

Ele possui lâminas para diferentes funções: desencapar e cortar. Tem aplicação direcionada ao uso com conectores RJ45, RJ12 e RJ11, além de cabos de rede tradicionais (a depender do diâmetro do cabo, fique esperto).

Dica de compra da Cirilo: deixamos como dica de alicate de crimpar o Alicate para Crimpagem RJ45 e RJ11, especialmente produzido com aço carbono, cabo revestido de plástico e empunhadura superconfortável. Clique aqui e adquira já o seu!

3 – Alicate de Bico Meia-Cana

O terceiro tipo tem o nome mais exótico de todos. O alicate de bico meia-cana se difere dos outros dois tipos já apresentados em termos de ambientes de uso: ele pode servir para reparos de bijuterias, jardinagem, aparelhos eletrônicos e pescaria, além de outros contextos pontuais.

Isso se dá pelo seu bico longo e fino, que tem um excelente alcance e é mais maleável em comparação ao alicate universal, por exemplo, oferecendo um melhor tato no momento da pegada.

Seu cabo também é diferenciado, normalmente polido e com abas de ajustes. Pode cortar, dobrar, segurar e girar, sendo aplicável para uso em cabos de diâmetro pequeno, fios de longo alcance, arames, plásticos, linhas e outros objetos.

Dica de compra da Cirilo: trouxemos o Alicate Miniatura Bico Meia Cana com Mola – Western que faz parte da linha profissional de ferramentas do site, medindo 13cm e com mola para ajudar na precisão da pegada. Confira a oferta aqui.

4 – Alicate de Corte Diagonal

Conforme o nome já indica, o alicate de corte diagonal é especialista em fazer uma coisa: cortar. E cortar muito bem – possivelmente é o melhor modelo apenas para esse quesito. Se repararmos bem, suas pontas de aço conferem uma pegada diagonal excelente para cortar fios pequenos e grossos, cabos de rede, cabos de áudio, entre outros. São lâminas extremamente justas e precisas.

Os principais contextos de uso do corte diagonal estão em manutenção eletroeletrônica, informática, uso predial e automotivo. Vale ressaltar que é extremamente fácil de manusear.

Dica de compra da Cirilo: se é de corte que você precisa, então confira a oferta do Alicate de Corte Diagonal 6 Profissional – Western que a Cirilo Cabos traz. É produzido em aço carbono e acabamento em PVC. Acesse!

5 – Alicate Desencapador

O quinto modelo também deixa explícito em seu nome a principal característica de utilização.

O alicate desencapador também pode ser manuseado para cortar fios, mas sua melhor aplicação é justamente desencapar. Diversos modelos têm alças reguladores que auxiliam na precisão. Costuma apresentar fácil manuseio.

Serve para desencape de cabos coaxiais, cabos de rede que apresentem diâmetro curto, cabos de áudio variados, cabo manga e entre outros fios/cabos.

Dica de compra da Cirilo: tenha à disposição o Alicate Desencapador Universal que conta com laminas afiadíssimas, preço em oferta e garantia assegurada. Acesse-o clicando aqui.

6 – Alicate de Pressão

O último modelo que apresentamos é o alicate de pressão, este que é um modelo bem mais robusto e resistente se comparado aos demais tipos de alicates. Por ser mais forte, é bastante usado em oficinas, borracharias e obras. Tem uma configuração bastante simples, porém de tato delicado. Seu bico é muito resistente, dando a ele um status de ferramenta duradoura.

Também pode ser aplicado para reparos domésticos, embora nesse contexto não seja tão presente como o alicate universal, por exemplo.

É sempre bom tê-lo de prontidão para o caso de necessitar de uma pegada bem mais forte com pressão sob o objeto a reparar.

Dica de compra da Cirilo: o Alicate Pressão 10 – Western é perfeito para você realizar os seus trabalhos com segurança. É feito de aço e inoxidável e acompanha garantia. Compre-o clicando aqui.

Considerações finais

Esperamos que esse artigo informativo tenha apresentado uma boa direção para sua compra.

Alicates são ferramentas indispensáveis, mas tão importante quanto ter um é saber para qual finalidade ele serve e será melhor aplicado.

Até a próxima!

Por Cirilo Souza

Atualizado em 28/03/2022