O padrão de conexão Thunderbolt 4

Estar conectado às novas tecnologias nos permite perceber mudanças que, ao longo dos anos, tornam-se um marco para o avanço dos dispositivos eletrônicos e padrões de conexão a versão Thunderbolt 4.

Por vezes, esses progressos confundem um pouco a nossa cabeça quanto à praticidade habitual e colocam uma dúvida se as alterações serão drásticas ao ponto de mexer com o cotidiano. Afinal, quem nunca se preocupou de não mais poder carregar seu celular com as entradas universais atuais, de fácil localização em praticamente todos os cantos?

Quem não se perde diante das conexões usb, usb tipo c e suas variações? É algo bem normal, ainda mais diante de novas revoluções no mercado.

Todavia, hoje vamos falar de um padrão que tende a ser universal e melhorar muito a experiência do usuário: o Thunderbolt 4. Se você nunca ouviu falar ou já ouviu e não deu a devida atenção, acompanhe as próximas linhas.

Vale adiantar que essa versão promete incremento de melhorias e não é difícil de entender as mudanças em termos práticos, então prometemos que você sairá desse artigo com toda a bagagem de informação clara e precisa – e não tumultuar mais ainda o entendimento sobre esse universo.

Antes de mais nada, por que não dar uma passadinha no site da Cirilo Cabos e conferir o nosso catálogo de cabos, conversores, adaptadores e periféricos? Somos referência no Brasil e nossa variedade de opções é bastante ampla. Torne-se um cliente Cirilo e aproveite os benefícios!

Por dentro da conexão Thunderbolt

O Thunderbolt 4 foi anunciado no começo de 2020, bem no mês de janeiro, pela Intel, mas foi apenas por volta de julho do mesmo ano que chegou ao conhecimento de todos as implementações de melhorias que fariam (ou melhor, prometeriam fazer) dessa conexão um padrão de conexão para tudo.

O padrão surgiu por meio da parceria entre Intel e Apple com o propósito de equiparar e posteriormente superar a porta USB, presente universalmente e fonte de entrada para incontáveis dispositivos e periféricos.

thunderbolt-1024x463
Linha do Tempo Thunderbolt

Está presente no mercado desde 2011 e é referência para o sistema operacional iOS. A evolução e as adaptações dentro deste período permitiram que o Thunderbolt adquirisse maior velocidade de banda, conexão de diversos dispositivos e troca de dados de forma bidirecional, todas essas vantagens superiores à conexão USB, o que alterou muito a forma de como o mercado enxergava esse modelo.

A versão Thunderbolt 4

Entrando apenas no recorte deste recente lançamento, a versão Thunderbolt 4 apresenta um salto em melhoria para suporte de até dois monitores externos com resolução 4K.

thunderbolt-2-1024x463

Seu padrão anterior (o Thunderbolt 3) permitia a conexão de apenas um, o que limitava um pouco a exibição multimídia àqueles que buscavam explorar o máximo da transmissão multitelas. Destaca-se também o suporte à transmissão em um monitor 8K, uma otimização sem dúvida bastante funcional.

Se a velocidade na transferência de dados não alterou em relação à versão Thunderbolt 3, permanecendo com taxa mínima de 40Gbps (gigabits por segundo), o mesmo não dá para dizer sobre as compatibilidades com outros padrões do mercado.

A versão 4 do Thunderbolt tem pareamento com DisplayPort 2.0, USB 4, Thunderbolt 3, PCI Express e versões USBs antigas. A entrada segue sendo USB Tipo C, presente na maior parte dos equipamentos e deixando o usuário confortável para não ter a preocupação do encaixe do seu cabo.

Mas os benefícios não param por aí. Este padrão tem compatibilidade com conectores que podem ter até quatro portas e cabos com até 2 metros de comprimento sem que ocorra instabilidade ou perda de sinal de transmissão.

E é previsto que nesse ano haja uma ampliação para conexões estáveis em cabos com mais de 5 metros de tamanho, um ganho completamente maior em relação à versão anterior. Há também o carregamento do notebook via conexão do tipo e proteção Intel VT-d para bloquear quaisquer tipos de ataques de acesso direto à memória.

O que muda na prática?

O aprimoramento da tecnologia presente no Thunderbolt 4 visa estabelecer um padrão universal de conexão. Mantendo o conector USB Tipo C como plug do cabo, as melhorias estarão presentes no dia a dia com o tempo, a partir do momento que a escala industrial produzir equipamentos com esse padrão.

Por ora, sem muitas alterações, a não ser os benefícios anteriormente mencionados – e que, sem dúvidas, trarão novas possibilidade aos amantes de games, transmissões em lives, exibições multimídia e entre outras possiblidades.

Considerações finais

Nosso propósito é sempre trazer informações novas e esclarecedoras aos amantes da tecnologia, e por isso abordamos o Thunderbolt 4 neste artigo.

É importante estarmos atentos aos novos padrões, e sem dúvida alguma este caso é daqueles importantes que não podem passar despercebido.

Estamos diante de uma revolução universal em termos de conexões e melhorias para cabos, conectores, adaptadores e mais uma infinidade de produtos, e esperamos que você faça bom uso disso.

Por Cirilo Souza

Atualizado em 23/08/2021