Medusa, snake, multicabo… você sabe o que é?

A Medusa que costuma estar presente no imaginário das pessoas faz alusão a mitologia grega clássica. Descende de uma história trágica, em que uma mulher foi transformada em um monstro com serpentes no lugar dos cabelos.

Esta metáfora tornou-se referência para o multicabo espaguetado que é utilizado na medusa de som. Existe semelhança entre os fios com conectores nas terminações e a imagem lendária, mas, apenas em sentido figurado.

A alusão monstruosa faz jus a importância colossal que a medusa de som assume em um sistema de sonorização. Com valor inegável para engenharia sonora, a medusa tem uma função simples, algo próximo a uma extensão elétrica. Funcionando como ponto de ancoragem.

O mecanismo que estende a mesa técnica até o local de exibição da banda tem vários nomes: conjunto de cabos, caixa de conectores, banheira ou simplesmente medusa. Em território americano é conhecida como “stage snake” ou “subsnakes”.

Medusa-20-Vias-Montada-com-Conectores-Cirilo-Cabos-031-1
Medusa 20 Vias Montada pela equipe técnica da Cirilo Cabos. Foto: Marcelo Sales

A partir de vinte metros uma medusa torna-se essencial para interligar o palco e ao Mixer Profissional. Responsável por conduzir e receber sinais sonoros, ela auxilia na organização do cabeamento que distribui sinal para os instrumentos e os músicos.

Além de auxiliar na organização e segurança do projeto, evitando que muitos fios fiquem espalhados, a medusa também torna o sistema econômico.  Ao invés de comprar inúmeros cabos de áudio, investe-se em uma medusa.

Banheira

A banheira é uma caixa metálica onde são colocados os conectores “Jack”. Também conhecida como caixa de palco, caixa de conectores ou “stage-box”. Em tamanhos distintos para acomodar o número de vias que cada sistema sonoro exigir, geralmente variando entre 6 e 48 vias.

Os conectores de painel são afixados na estrutura de metal, podem ser rebitados por baixo ou sobre a caixa.  Um conector de painel é uma peça pequena, comumente feita em material niquelado e com uma trava de segurança para evitar desconexões acidentais.

Caixa-Medusa-de-20-Vias-com-Mola-e-Prensa-Cirilo-Cabos-041
Caixa para medusa de 20 vias com mola e prensa cabo. Foto: Marcelo Sales / Cirilo Cabos

A correspondência entre o número de vias na caixa e de canais no multicabo costuma ser igual. As banheiras são acompanhadas por um prensa-cabo para segurança e fixação do cabo na base e uma mola para preservação contra torções e desgastes. A estrutura possui uma alça para facilitar no transporte.

Multicabo

O sistema de som com multicabos substitui a utilização de vários cabos com configurações diferentes. Dado que, por um único cabo são transmitidos sinais de áudio, de uma única vez, por vários canais, com metragens diferentes. A organização das conexões com o multicabo deixa o aspecto do palco apresentável.

Além do ganho estético, tem a garantia de que todos os cabos, ou seja, todos os canais estão no mesmo nível de sinal. Pois, todos pertencem a uma única marca, possuem mesma blindagem, utilizam conectores do mesmo fabricante e o recebem mesmo padrão de montagem.

91241-01-multicabos-24-vias-datalink-cirilocabos1
Multicabos 24 vias, espaguete termoplástico flexível, bitola de 24 AWG

A via em um multicabo espaguetado é um sistema balanceado completo, possuindo individualmente o sinal positivo, o negativo e malha de terra separada para proteção contra interferências eletromagnéticas.

O plástico alumínio envolve os três condutores e fica em contato direto com a malha. Assim, o sistema tem isolamento interno e externo (acabamento em PVC), sendo praticamente imune aos ruídos. Cada fio está isolado e identificação individualmente.

91244-02-multicabos-com-conectores-xlr-24-vias-cirilocabos
Multicabos com Conectores XLR macho 24 Vias. Foto: Marcelo Sales / Cirilo Cabos

Durante o processo de montagem da medusa, a ordem dos fios precisa respeitar rigorosamente o mesmo sentido. Assim, os fios devem ser soldados exatamente na mesma posição nos dois lados do multicabo, mantendo o aterramento.

Conectores

Como analisado anteriormente, cada via do sistema é completa e balanceada. Assim, os conectores também podem ser balanceados. Em um sistema de sonorização as conexões balanceadas são preferidas porque são menos suscetíveis a captação de interferência.

conector-xlr-femea-painel-metal-cirilo-cabos-7992-011
O Conector XLR fêmea para sobrepor na caixa de conectores (banheira)

Em geral, existem conectores mono (um condutor e blindagem) e estéreo (dois condutores e blindagem). Eles também se dividem entre conectores macho e fêmea. As medusas costumam receber três modelos de conectores: XLR, P10 (TRS) e Combo.

Costumeiramente, os plugues machos ficam no sentido da mesa de som e os plugues fêmeas (jacks) ficam afixados na banheira. Mas, a formatação pode ser diferente do habitual. Da mesma forma que o sentido do sinal pode ser invertido.

Os profissionais que estiverem envolvidos com eventos musicais, casa de show, buffet, templos religiosos, teatros e espaços culturais itinerantes (feiras, bienais, exposições e etc.), em algum momento podem precisar de uma medusa.

medusa-12-vias-com-conectores-combo-cirilo-cabos-901877-011
Medusa 12 Vias com Conectores Combo. Foto: Marcelo Sales / Cirilo Cabos

A medusa é feita para ambientes internos e externos. Suporta climas variados, condições adversas e todo processo de organização e desarrumação de palco. Um pequeno grupo musical ou uma imensa companhia de espetáculo que precise organizar instrumentos e músicos vai precisar de uma medusa de som.

Contribuições técnicas de Renato Tocha e equipe de montagem da Cirilo Cabos.

A Cirilo Cabos® tem uma equipe especializada para a montagem de medusas e multicabos. Faça seu pedido personalizado de medusas entre 6 e 48 vias. Tamanhos disponíveis entre 5 m e 100 m.

Ligue para: 11 3224-1020

Envie um pedido por e-mail: vendas@cirilocabos.com.br

Por Priscila Leal

Atualizado em 19/09/2019