Para que servem os adaptadores?

Embora os dispositivos eletrônicos estejam em toda parte, nos ambientes domésticos, nos espaços corporativos, em lugares públicos e ao alcance das mãos, dúvidas surgem quando chega o momento de comprar e usar. A matéria de hoje reune informações sobre o adaptador. Em linhas gerais, definir seu sentido e funcionalidades.

displayport
Adaptador Mini DisplayPort para HDMI

Segundo definição objetiva na Wikipédia, um adaptador pode ser um dispositivo físico, como um hardware, ou um componente de software. Em todo caso, o adaptador recebe os dados e realiza a conciliação para outro formato. Em outras palavras, o adaptador permite o diálogo entre dispositivos aparentemente incompatíveis.

Isto acontece porque não existe um padrão único, portanto, ainda não foi possível estabelecer um modelo universal para transmissão de dados. Assim, o trânsito entre os vários dispositivos e tecnologias torna necessário o uso de adaptadores.

Nos computadores, por exemplo, são os adaptadores que auxiliam a comunicação entre os periféricos e o desktop. Para conectar um teclado, para utilizar uma impressora, para visualizar todas essas conexões em um display, estas e outras ações que estamos familiarizados adaptadores são utilizados.

cabo-usb-c-para-hdmi
O Cabo USB Tipo C Para HDMI, permiti projetar conteúdo do seu celular na TV. Foto: Marcelo Sales / Cirilo Cabos

A febre dos celulares na TV

Adaptador de vídeo, placa de vídeo ou controlador de vídeo, são modos de tratar o componente periférico que permite ao computador fazer a interface com monitor ou tela de projeção. Em resumo, este adaptador é necessário para transmitir sinal para monitores ou telas maiores.

Atualmente a febre são adaptadores que permitam espelhar as telas dos celulares diretamente em televisores. As interações com os dispositivos móveis elevam a experiência de entretenimento e permite satisfazer pequenos prazeres, como compartilhar vídeos e fotos com os familiares, jogar no celular e espelhar em telas maiores, assistir a série favorita confortavelmente na sala casa, e muitos outros.  

Multifuncionalidade do USB

Adaptadores compatíveis com o padrão USB (Universal Serial Bus) auxiliam nas tarefas mais básicas. Isto porque, esse padrão foi criado pela indústria para universalizar a comunicação entre os computadores pessoais e seus dispositivos periféricos.

Como o padrão USB está em toda parte, os adaptadores para USB auxiliam em inúmeras tarefas. A necessidade de usar computadores em quase todas as tarefas domésticas ou profissionais impulsionou a fabricação de muitos tipos de adaptadores com essa função.

Se desejar transformar seu computador em um estúdio de gravação você precisará gravar o áudio de guitarra, violão, baixo, violino, teclado ou qualquer outro instrumento musical. Para conectar instrumentos musicais diretamente em um desktop ou laptop, será preciso recorrer a um adaptador USB.

Para uma vida conectada

adaptador-usb-c-para-rj45-cirilocabos
Adaptador USB-C para RJ45

O acesso à internet se dá, em ampla maioria dos casos, através do uso de cabos de rede. Mesmo quem já aderiu ao Wi-Fi, em certa medida, precisa de cabeamento de rede para alimentar um roteador.

Um adaptador de rede serve para conectar em qualquer rede. Embora não seja muito comum a conexão de celulares diretamente em uma rede de internet, pode acontecer uma situação que obrigue o uso desta estratégia. Pois bem, sem um adaptador isto seria impossível.  

Adaptados e adaptadores

O desenvolvimento tecnológico e o universo de possibilidade de conexões nos força a aprimorar a capacidade de adaptação aos dispositivos eletrônicos que fazem parte dos cenários onde a vida acontece. Sem dúvida é preciso se adaptar constantemente e ter em mãos ferramentas que tornem isto possível.

Os adaptadores auxiliam nas tarefas diárias nos espaços privados ou para permitir a fluidez das atividades quando se trabalha. Portanto, são seria possível se adaptar as mudanças e se ajustar as tecnologias se não tivéssemos os adaptadores para nos ajudar.   

Por Priscila Leal

Atualizado em 29/09/2021