A Black Friday está chegando!

Neste ano a Black Friday está prevista para o dia 29 de novembro. O evento acontece em uma sexta-feira após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Neste texto descubra curiosidades sobre o fenômeno global e encontre informações úteis sobre o que fazer para evitar fraudes.

Existem algumas hipóteses para a origem da Black Friday (BF), sendo o primeiro registro no ano de 1986 nos EUA. Em comum as histórias possuem apenas o dia em que os fatos ocorreram, uma sexta-feira.

O maior evento promocional tomou proporção global e continua em crescimento. O sucesso nas vendas durante este período despertou o interesse de vários países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, México, Espanha, Costa Rica, Panamá, Chile, Portugal, Noruega, França, Suíça, Grécia, Uruguai e Paraguai.

Se prepare para Black Friday. Fonte: Freepik.

No Brasil o evento teve início em 2010 com a participação de cerca de 50 loja do varejo online. A adesão das lojas físicas vem ocorrendo gradualmente no país. Talvez por ter tido um começo exclusivamente virtual a BF tenha sido explorada por oportunistas.

O consumidor brasileiro vem se alfabetizando aos poucos no universo virtual, por conta disso acaba sendo vítima de situações de fraude. O problema é enfrentado com humor e criatividade, assim nasceu a frase irônica “Black Fraude, a metade do dobro”.

Como evitar as tentações fraudulentas?

A primeira coisa que o consumidor precisa fazer é desconfiar imediatamente de valores absurdos. Quando encontrar um anúncio muito estranho, deve pesquisar para ter certeza da procedência da promoção e do site ofertante.

Existem cuidados que podem ser tomados para evitar ciladas online. Para saber mais sobre os 15 Conselhos valiosos para fazer Compra Segura na Internet veja a matéria aqui mesmo no blog da Cirilo Cabos.

Além de verificar a idoneidade da empresa e conferir a segurança no site, neste período fique atento as páginas falsas. Para te ajudar com essa tarefa o Portal do Consumidor (ProconSP) mantém uma lista atualizada de links suspeitos.

Evite as ciladas online, fique atento as páginas falsas . Fonte: Freepik.

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor recomenda que alguns sites sejam evitados. Durante a pesquisa ao portal da instituição verificamos que a última atualização foi feita no dia 14/10/2019. Acesse a lista completa.

Não basta apenas ficar alerta quando estiver navegando na internet, tenha cuidado com as ofertas enviadas pelos aplicativos também. Antes de clicar em um link se certifique que seu dispositivo está com a proteção antivírus ativada.

Se a tentação for muito grande, faça uma pesquisa para verificar o valor real do produto fora da promoção e avalie as verdadeiras vantagens. Quem já estiver fazendo um pequeno planejamento pode ir acompanhando os valores dos produtos até a data.

Quando encontrar a oferta ideal para seu bolso, confira as condições de pagamento e entrega. Verifique a Política de Troca da empresa para saber como proceder se algo der errado. Informe o endereço corretamente e confirme a compra.

Aproveite o período para fazer suas compras. Fonte: Freepik.

E depois da Black Friday?

Algumas pessoas sonham em comprar um televisor novo durante esse período de promoção. Outras esperam a oferta irresistível para comprar um aparelho de celular atual. E, tem os consumidores que são capturados pela oportunidade mesmo.

É importante aproveitar a data e todo período de final de ano de modo consciente e tomando algumas medidas de segurança. Não resta dúvida de que o momento favorece ao consumidor.

Depois de ter o sonho realizado talvez tenha que investir um pequeno valor para desfrutar dos novos produtos de forma satisfatória. Vai deixar a TV na caixa só por causa de um suporte? Ou deixar de curtir o produto por causa dos acessórios e cabos.

Por isso, a Cirilo Cabos® estende seu período de ofertas para dias após a Black Friday. Pensando nos produtos que você pode precisar para garantir o bom funcionamento dos novos eletrônicos.

Então, fique atento a ressaca da BF que a empresa fará, e, atualize os cabos que estarão com ofertas imperdíveis. Se inscreve na newsletter para receber ofertas diretamente no e-mail.

Principais fontes:

Site oficial do evento: www.blackfriday.com.br

Black Friday: um estudo reflexivo sobre a midiatização e processos culturais em um evento do consumo.

Black Friday no Brasil: Conheça e se prepare melhor para a ação comercial que mais cresce no país.

Por Priscila Leal

Atualizado em 13/11/2019