15 Conselhos valiosos para fazer Compra Segura na Internet

O comércio eletrônico, também chamado de e-commerce, abrange as transações comerciais realizadas do modo não-presencial e por equipamentos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones. Pesquisas revelam números expressivos para esta modalidade de negócio.

Um levantamento realizado pelo Ibope Nielsen Online, afirma que o Brasil é o quinto maior país com usuários de internet no mundo. Segundo esta pesquisa o país tem 73,7 milhões de internautas. Por outro lado, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê crescimento de 15% para as vendas em lojas virtuais. Isto significa que possivelmente haverá crescimento no número de e-consumidores.

Alguns internautas já perceberam que a compra virtual tem vantagens como comodidade, a possibilidade de fazer compra programada e o fato de poder pesquisar livremente. Mas, quem iniciou a jornada como e-consumidor, também descobriu que existe um aspecto essencial na hora de realizar compras. Segundo dados divulgados pela consultoria VWO eCommerce Survey, 13% dos clientes hesitam durante o processo de compra por preocupação com a segurança.

Considerando que a segurança é um critério fundamental para explorar todos os recursos que a internet disponibiliza, a Cirilo Cabos® sintetizou nesta matéria quinze conselhos valioso para auxiliar no processo de compra utilizando a internet. E, para orientar quem acompanha a empresa sobre os cuidados necessários antes realizar compras online.

A seguir uma lista com aspectos preventivos que podem auxiliar para tornar a experiência de compra facilitada e sem surpresas desagradáveis.

Cuidados antes

Existem cuidados que devem ser tomados antes de iniciar sua pesquisa e começar a comprar na rede mundial de computadores. Inicialmente é preciso avaliar as condições de segurança do aparelho e da rede que acessa a internet.

1 – Acesso direto de um desktop ou laptop

Antes de iniciar compras online certifique-se de que seu computador está em condições seguras de acesso à internet. É imprescindível ter um programa de antivírus instalado e atualizado antes de começar a comprar. Alguns softwares podem indicar tentativas de invasão e impedir ataques ao dispositivo.

2 – Acesso realizado por aparelhos móveis

Além de garantir a instalação de um antivírus que esteja devidamente atualizado, no celular você pode tomar outras medidas antes de começar a comprar pelo aparelho. Verifique se definiu uma senha, ou bloqueio do PIN no smartphone. Em seguida configure a tela para ser bloqueada automaticamente quando não estiver sendo utilizada. Existe gerenciadores de dispositivos móveis que podem apagar dados ou desativar acessos de maneira remota. Isto será útil em caso de perda ou roubo do celular.

3 – O que devo fazer?

É recomendando que utilize sempre aparelhos próprios para realizar as compras, ou seja, use o computador pessoal ou seu próprio celular para acessar e comprar. Não use redes abertas sem antes verificar a segurança.

4 – O que devo evitar?

Evite usar aparelhos públicos para realizar compras online. Proteja seus dados, não forneça informações pessoais e dados bancários em computadores de uso público, pois, as máquinas podem conter vírus ou permitir o roubo das informações.

5 – E-mail alternativo

Alguns defendem que a criação de um endereço eletrônico alternativo, configurado especificamente para gerenciar as compras virtuais, seja uma boa prática. O e-mail deve ter um filtro para encaminhar as mensagens diretamente para um marcador específico.

Cuidados durante

Durante o processo de compra outras medidas podem ser acionadas para evitar situações de risco e garantir uma experiência segura e satisfatória. A seguir, lista com algumas práticas de segurança.

  6 – Escolha a empresa

Verificar se o comércio eletrônico possui um endereço físico e um número de telefone pode evitar problemas com empresas fraudulentas. A empresa deve ter o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) disponível no site. Por fim, busque informações de outros compradores, dê preferência as lojas com maior popularidade.

7 – Analise a segurança do site

Antes de começar a comprar, analise se o site está blindado e possui proteção aos dados. Um item de fácil verificação é o ícone de um cadeado que deve ficar na barra de endereço do navegador. A presença deste símbolo garante que o ambiente é seguro e que os dados não serão abertos. Observe se o site está em uma conexão segura conferindo se o endereço da loja começa com “https://”. E, obtenha informações sobre as políticas de compra adotadas pela empresa.

8 – Na hora de escolher o produto

Desconfie de preços ou vantagens muito diferente das ofertas dos concorrentes. Em geral, as empresas procuram manter uma média de valores entre as lojas virtuais. Uma oferta incompatível com o padrão pode significar uma fraude. Antes de confirmar a compra, escolha cuidadosamente o tamanho, a cor e a quantidade do produto. Leia todo o anúncio e tire as dúvidas pelos canais de comunicação da empresa. Dê preferência a produtos que já foram importados.

9 – Preencha o cadastro corretamente

Na primeira compra faça o cadastro corretamente e preencha com dados verdadeiros. Lembre-se de que os dados informados vão servir para comunicação durante o processo de compra. Informe o e-mail correto para receber informações e poder acompanhar seu pedido. Verifique se o endereço foi preenchido completamente, certifique-se de que o CEP está correto.

10 – Jamais revele senhas bancárias

O cadastro não deve solicitar número ou senha da conta bancária. O passo a passo de uma compra na internet não deve conter a solicitação da senha do cartão de crédito. Então, não forneça informação desta natureza no site e jamais envie por e-mail. A única senha que deve ser utilizada é a que for cadastrada para login no portal de compras.

Cuidados depois

Calma, está quase acabando. A etapa final é tão importante quanto aos outras. Veja algumas dicas para ter certeza de que o produto chegará sem maiores preocupações.

11 – Salve os dados da compra

Antes de fechar a página onde fez a compra certifique-se de que salvou os dados para consultas posteriores. Tenha registrado: o nome do site onde confirmou a compra; produto que foi pedido; o valor que foi pago e não esqueça de contabilizar o frete; a forma de pagamento escolhida e o protocolo ou o número do pedido.

12 – Confirmação do pedido

Imediatamente após realizar a compra verifique sua caixa de e-mail, pois, a maioria dos sites enviam confirmação eletrônica do pedido. Se não estiver na caixa de entrada, olhe o lixo eletrônico ou confira se o endereço cadastrado tem algum erro.

13 – Faça login para acompanhamento

Acesse sua conta no site para acompanhar seu pedido. A empresa deve deixar disponível o número do pedido e, se houver, o código de rastreio. Faça login no portal de compra sempre que tiver alguma dúvida sobre prazos e a previsão de entrega. Acompanhe o processo até receber seu pedido.

14 – Garanta que alguém vai receber

Além de garantir que o endereço e o CEP estão corretos, lembre-se de que será preciso ter alguém para receber o pedido no prazo estabelecido. Se estes cuidados forem tomados, o produto chegará com segurança no endereço informado.

15 – Confira o pedido

Imediatamente após o recebimento do pedido, abra o pacote de entrega sem danificar a embalagem original do produto. Confira se o pedido corresponde ao que foi solicitado. Em seguida, verifique se o produto está intacto, com todos os itens e funcionando. Se necessário, entre em contato com a empresa e respeite os prazos estabelecidos.

Por Priscila Leal

Atualizado em 19/09/2019